Hoje é o Dia Mundial da Alimentação e o dia Mundial do Pão.
Como poupar na alimentação, sem afectar o valor nutricional das refeições, é um tema recorrente e (a meu ver) um dos mais importantes, para quem deseja reduzir gastos ou comer melhor com o pouco que tem, tinha de voltar a este ponto.
Há alguns anos, existiu projecto chamado Comer Bem é Mais Barato, que resultou num pequeno livro com ementas (sopa+prato principal+sobremesa) que custam €1.00/pessoa. Possui 7 menus, notas diversas e até sugestões de aproveitamentos de sobras.
Mais, as receitas estão organizadas de modo a evidenciar nutrientes (de ácido fólico a zinco).
O pequeno livro pode ser descarregado gratuitamente aqui (infelizmente o site www.comerbememaisbarato.com já não se encontra activo).
Como já referi, comprar livros de receitas para “poupar” parece-me um erro. Já existe muita oferta gratuita e o “poupar” está nos ingredientes e nos preços que conseguimos em determinado momento. E se pensarem bem, que utilidade tiveram os livros e revistas de receitas que compraram até à data? E o que poderiam comprar com o valor desse livro?
A diferença entre fazer e não fazer, está na nossa atitude, não na maior ou menor informação.
Fica uma outra sugestão. Há muito tempo atrás, várias bloggers uniram-se e criaram um projecto chamado 4 or 6, que consistia em criar um menu para 4 pessoas por €6.00.
Recomendo que visitem as páginas do projecto:
https://descontos.blogs.sapo.pt/3165383.html