Desfrutar das Festividades de Fim de Ano: Atividades Gratuitas e Bem-Estar Mental

Há anos que eu e a minha mãe temos uma tradição: sair no dia de natal ou de ano novo, ao final da tarde, para ir ver as iluminações de Natal. Uns dias levamos uma garrafa térmica com chá para lanchar no carro, noutros lanchamos antes de sair de casa.

Como a minha mãe apenas se movimenta com cadeira de rodas, é um passeio que passamos a fazer apenas de carro. Mas ainda assim, há imenso para ver.

No próximo final de semana, a tradição das Janeiras celebra-se um pouco por todo o país. No final de semana, é costume haver locais onde é possível ouvir ranchos etnográficos a cantar as Janeiras.

E se não podem sair e não têm um grupo a passar na vossa rua, juntem-se a eles nas redes sociais. Basta pesquisar a palavra “janeiras” no Facebook (por exemplo) e encontram imensos grupos a partilhar os seus momentos. Deixem um comentário a agradecer a dedicação destes a perpetuar as ricas tradições culturais do nosso país e seguramente vão alegrar o dia de alguém.

Criar memórias

Eu sofro muito do “síndrome de anos a passar”, sem grandes marcos ou memórias significativas. Parece que depois de “terminar a faculdade”, “tirar a carta”, “mudar de casa”, etc… há uma sucessão de dias que se tornam anos.

Quero muito contrariar isso, voltando ao meu diário visual digital e uma agenda fisica para a minha mãe, onde vou colar imagens e/ou fotos, para que ela (com falhas de memória) possa revisitar as actividades que fomos fazendo.

Posso não ter tirado nenhuma foto (porque estava a conduzir), mas tenho algures uma foto de uma árvore de natal que posso colar na agenda dela.

2 thoughts on “Desfrutar das Festividades de Fim de Ano: Atividades Gratuitas e Bem-Estar Mental”

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *