Robot Monsieur Cuisine Smart (Lidl) – Mensagem para quem já se arrependeu

Depois do entusiasmo incial, muitas/os se depararam com os obstáculos e dificuldades em utilizar a máquina, na falta de um livro de instruções e um livro de receitas com receitas básicas. Muitas/as já estarão a lamentar o investimento e o espaço perdido na bancada.

Eu sei, eu passei pelo mesmo, quando comprei a Bimby e só me custou 20€.

Para mim, mesmo sem as receitas, cozinhar em pirâmide e tudo o demais que são as potencialidades da máquina, acreditem que valeria a pena pela possibilidade de cozinhar sem vigiar e sem temer que fique agarrado ao fundo do tacho. Apenas o facto de uma temperatura controlada e uma lâmina a mexer a comida, fico feliz.

MINI DICAS

Não precisam de fazer login, cada vez que ligam a máquina. Se não vão usar as receitas, é inútil.

Para fazer o refogado simples, basta colocar a cebola descascada, triturar 5 segundos na velocidade 5. Adicionar o azeite (também pode ser adicionado quando trituram a cebola) e cozinhar a 100º ou 120º, durante 5-6 minutos (depende do quanto dourado querem).

Para cozinhar a vapor, têm de colocar a temperatura a 120º. Não irá cozinhar em vapor com apenas 100º.

Cozinhar quase tudo é com 100º: sopa, o coelho estufado… o tempo será próximo do que fariam no lume. Eu cozo a sopa a 100º, durante 20 ou 30 minutos dependendo dos legumes que uso (talos convém cozer um pouco mais, por exemplo).

Mas se tiver algo para cozinhar vapor, ajusto a temperatura e o tempo, vigiando se não fica sem água. Por exemplo, hoje estufei coelho a 120º porque queria cozer cubinhos de batata a vapor, para acompanhar.

Rotação da lâmina: para a direita corta, para a esquerda mexe. Mas na verdade, dificilmente terão coisas cortadas com a velocidade 1. Mas se estiverem a estufar carnes, por exemplo, recomendo sempre a rotação para a esquerda.

Acessório de mistura: o acessório de mistura não é só para bater claras. Uso para misturar melhor os ingredientes que estou a cozinhar, quando o copo está cheio. Por exemplo, coxas de frango, para não ficarem desfeitas na lâmina, mesmo a baixa velocidade e rotação para a esquerda.

Em suma, existe uma curva de aprendizagem, mas não deixem a máquina parada, só porque ainda não conseguiram utilizar as receitas. Começar a utilizar, mesmo que apenas nas funcionalidades mais básicas, é a melhor forma de aprender.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *