Robot Monsieur Cuisine Smart (Lidl) – Primeiras Impressões

Bem-vindas/os ao universo culinário facilitado pelo Robot Monsieur Cuisine da Lidl. Neste post, irei partilhar algumas primeiras impressões sobre este processador de alimentos multifuncional e que, depois de reembolso, ficará COMPLETAMENTE GRATUITO. Melhor qualidade/preço, é impossível.

Desembalando o Produto:

Ao desembalar o Monsieur Cuisine, fui instantaneamente surpreendida pelo tamanho do copo (que maravilha!!!) e o peso, mas também pela apresentação cuidadosa do produto.

Gostei de imediato da grande capacidade da varoma (acessório vapor) e a base alargada da mesma que garante uma boa distribuição do calor.

As poderosíssimas ventosas realmente “seguram” a máquina nas velocidades maiores (eu uso muito a velocidade 9 para passar sopa), mas também são um inconveniente para mover o robot na bancada (não se pode agradar a gregos e a troianos).

Infelizmente, a quase inexistência de instruções claras sobre as suas características e programas (o livro de instruções precisa de sérias melhorias) tornaram o conhecimento inicial pouco intuitivo.

Na fase inicial, foi o conhecimento prévio do funcionamento da Bimby (por muito diferente que seja a minha TM31), que tornou possível a utilização imediata.

Configuração Inicial:

Apesar de tudo, configurar o Robot Monsieur Cuisine foi surpreendentemente fácil. As instruções passo a passo no ecrã, garantem que até mesmo os usuários iniciantes possam configurar o aparelho e uma conta pessoal, em questão de minutos.

Num momento inicial, tive receio que o aparelho não estivesse a ligar-se à rede de internet, mas atribuí isso à localização do robot, que estava num ponto da cozinha em que tenho dificuldade em ligar ao wifi. Que o robot o tenha conseguido, é um ponto positivo para a qualidade da sua antena wifi.

Primeira Utilização:

Ao ligar o Monsieur Cuisine pela primeira vez, fiquei impressionada com o ecrã intuitivo e tactil e com tantas funcionalidades (e correndo o risco de soar pirosa, adoro o toque).

As funcionalidades acessíveis tornaram a navegação pelos menus uma tarefa simples, proporcionando uma experiência de usuário fluida. Na verdade, nesse dia, passaria mais tempo do que gostaria de confessar, a passear pelo menu e todas as opções.

A grande desilusão veio com as receitas… ou a ausência delas. Mas disso falarei mais tarde.

A segunda desilusão seria a lâmina, que claramente ficou àquem da lâmina da Bimby, mesmo tendo eu uma velhinha TM31 comprada usada. Porém, nada que uns minutos adicionais não resolvam. Fico muito grata pelas vossas dicas, que me chegaram, quando mencionei a minha dificuldade em conseguir uma sopa cremosa.

Funcionalidades Principais:

O ponto alto do Monsieur Cuisine reside em suas funcionalidades multifuncionais. Desde processar ingredientes, fermentar iogurtes, amassar massas para pães ou bolachas até cozinhar pratos elaborados, este robot destaca-se pela versatilidade.

Façam a sopa no copo e utilizem o calor da mesma (120º) para rentabilizar o acessório cozinhando vários pratos a vapor, desde cozidos tradicionais a arroz, massa ou até doces. Cozinhar em pirâmide deve ser a vossa primeira opção, pois vão poupar na conta da luz, no tempo de preparação e na louça a lavar. Nos próximos post vou fazer uma pequena lista de receitas básicas que uso com maior ou menor frequuência.

Comparação com Outros Robots de Cozinha:

Como referi, apenas tenho uma Bimby TM31, pelo que não considero que os dois robots possam ser comparáveis (por mim).

Mencionei a questão da lâmina, mas não seria séria se me pusesse a inventar comparações. Fala-se muito da diferença na qualidade das peças, mas a verdade é que a comunidade Bimby também tem queixas, a julgar pelo que fui lendo num grupo de Facebook sobre a Bimby, quando comprei a minha.

Conclusão:

Minhas primeiras impressões do Robot Monsieur Cuisine da Lidl são, sem dúvida, promissoras. Este processador de alimentos multifuncional é uma adição valiosa à minha cozinha.

Compartilhem as vossas experiências com o Robot Monsieur Cuisine ou façam perguntas nos comentários abaixo. Fiquem atentas/os para as próximas publicações, pois partilharei receitas e truques adicionais.

6 thoughts on “Robot Monsieur Cuisine Smart (Lidl) – Primeiras Impressões”

  1. Confesso que estou a adorar mas realmente para quem não utilizou nenhum eletrodoméstico semelhante não é muito intuitivo, tive que aprender com os erros e com os grupos no facebook em que destaco a graça – truques & dicas. Por exemplo nunca me passaria pela cabeça o refogar seria no dourar.

    1. É uma pena que o Lidl não tenha investido mais na informação.
      Mas quanto ao refogar, eu prefiro fazer 5 minutos a 100ºC ou até 120ºC.
      Assim a lâmina está sempre a rodar, em vez do programa dourar. Quando o experimentei, queimou um pouco. Nada que não se resolva com 1/2 pastilha para a louça e o programa de lavagem da própria máquina.

  2. Ofereceram-me um robot de marca branca/desconhecida/nãomalembra quando a minha filha tinha meses, e para lhe fazer a sopa foi uma mais valia. Mas queimei-lhe logo o motor 😓 Então surgiu o monsieur cuisine connect no dia da mãe de 2020, e eu lembrei-me da escandaleira da Bimby e a Silvercrest em Espanha e pensei para a Bimby estar com medo é porque o robot não é mau. Custou -me 350€, e até hoje é a minha melhor amiga na cozinha. As sopas das miúdas, a marmita do marido para a semana toda, despacho isso num dia de fim de semana sem sujar muita loiça. Adoro.
    Provavelmente não é tão boa como a Bimby, mas para mim é ideal. Só tem um defeito – não cozinha sozinha (as in, eu ponho lá os ingredientes na embalagem, selecciono a receita e ela que trate de tudo e chame -me para a mesa 😆)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *