Calendário do Advento (da Poupança): Comparar preços

Uma das estratégias mais eficazes para a poupança no supermercado (e não só), é a comparação de preços praticados em diferentes lojas. Uma lista de compras organizada pode traduzir-se na poupança de centenas de euros em compras de supermercado, ao longo de um período de tempo.

Aqui, há dois tipos de estratégias:

  • comparar antes da ida à loja, no momento de elaborar a lista de compras;
  • comparar na loja, no momento da compra.

Obviamente, o ideal é comparar antes de estar na loja, onde naturalmente temos maior dificuldade em aceder à informação e tendemos a comprar o que há, ao preço que há, para evitar nova deslocação.

É natural e faço-o muitas vezes, mas é possível que estejamos a aumentar os nossos gastos, não começando por descobrir onde iríamos

gastar menos, para comprar o que necessitamos.

Para melhorar a nossa performance poupadora, podemos começar por organizar as nossas ferramentas.

Nos favoritos do vosso browser, criem uma pasta dedicada a folhetos, lojas online e páginas diversas sobre poupança.

Com as novas tecnologias, um pequeno esforço permite comprar preços entre diferentes pontos de vendas:

  • Lojas online (já há poucos supermercados que não tenham as suas lojas online onde rapidamente podemos simular uma compra e comparar preços)
  • Páginas e aplicações agregadoras de preços: SuperSave (penso ser a única, neste momento)
  • Páginas agregadoras de folhetos (Descontos, Caça Promoções, Sapo Promos)
  • A nossa tabela de frescos

Se começarem por organizar as vossas fontes de informação, mais acessíveis estarão no momento de preparação da compra ou até comparação na loja.

 Por exemplo, na loja a minha mãe referir que quer levar café XPTO; faço uma consulta rápida de 3 folhetos de lojas próximas e vejo se está em promoção noutro local. Como é um item que costuma comprar em quantidade, com o preço mais barato, convém ter esse cuidado.

O hábito da comparação/preparação da lista de compras com o objectivo de poupar surgirá quanto menor for o esforço para implementá-lo.

Essa preparação inicial vai eliminar as incertezas, o efeito surpresa e a perda de controle sobre a despesa. E mais importante: vai ajudar-nos a poupar mais dinheiro, nas compras do supermercado.

2 thoughts on “Calendário do Advento (da Poupança): Comparar preços”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *