Contas-poupanças com Joana Roque

Há anos que os blogs da Joana Roque –  economiacadecasa e paracozinhar – são leitura obrigatória. Foi com ela que aprendi a congelar os legumes para a sopa em doses individuais a fazer açúcar aromatizado com baunilha entre outros mimos.

 

O programa Contas-Poupança da SIC entrevistou-a e nela ouço algo muito sensato: “se para alguns que têm mais dinheiro poderá ser relativamente fácil abdicar de comer fora para poupar, há pessoas que nem sequer podem comer fora porque não têm esse dinheiro e é muito desleal, para essa pessoas que não conseguem, estar constantemente a falar em poupar, poupar, …, porque efectivamente há pessoas que vivem muito mal. E às vezes tem a ver com sermos capazes de gerir melhor aquilo que temos

 

Palavras sensatas, que deverão servir para nortear. Partilho dessa opinião e por isso não receberão de mim instruções de como “poupar 1.000 euros em 30 dias”. É falacioso e tem como pressuposto que têm por onde gastar €1.000. Pressupõe que ganham bastante mais que isso. 

 

Todavia, também não sigo atitudes no sentido inverso. Com efeito, por vezes sinto que, quem tem mais posses, quase que tem de pedir desculpas por também querer poupar. E assim ficamos com a sensação que, nesta sociedade, apesar dos recentes esforços, é tudo visto como sempre foi: quem precisa poupar é porque é pobre, facto que envergonha e que tem de ser ocultado com o telemóvel de última geração.

 

Mas sobre as percepções tenho algo muito mais interessante para vos contar. Mas terá de esperar por outra oportunidade.

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/76053.html

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *