As contribuições

Este fim de semana, o Descontos foi feito das generosas contribuições das/os suas/seus leitoras/es. Em post ou nos comentários, surgiram imensas dicas de como melhor utilizar os vales de desconto disponíveis. Recomendo que consultem todas as fontes para planear as vossas compras. 

 

Também foi o fim de semana em que fomos confrontados com uma vaga de problemas na utilização dos vales de desconto, nomeadamente no Continente. Não conseguimos chegar a nenhuma conclusão, na medida em que os problemas foram nuns locais e não noutros, evidenciando uma certa arbitrariedade nas regras que foram surgindo ad hoc

 

Alguns/mas consumidores/as têm optado por deixar os produtos na caixa, quando tal acontece. 

 

Da minha parte, asseguro-vos que estou a diligenciar no sentido de obter informações adicionais. Não questiono que tenham uma política de gestão dos vales de desconto, mas questiono a sua falta de transparência. Recuso-me a só saber o valor final do produto no tapete da caixa. Se terminarem as acumulações de descontos, refaço as contas, volto a comparar locais de venda e nada mais há a dizer.

 

A minha opinião pessoal é que se tratou de uma situação de má comunicação. Gerentes de loja assustados com a massificação de vales de desconto num fim de semana, que temeram que os mesmos não fossem redimidos pelas marcas. Sou optimista.

 

Com efeito, acredito que os vales de desconto vieram para ficar. Com eles as pessoas ficaram mais conscientes da importância de comparar preços, entre diferentes produtos e entre diferentes pontos de venda. O vendedor que os recusar irá rapidamente perceber que consumidores informados vão atrás dos preços mais baixos.

 

Antes de tudo acontecer, havia feito um pequeno exercício de comparação de preços entre as duas lojas on-line: Jumbo e Continente (porque eram as únicas disponíveis).

 

O exercício consistiu em comparar os preços dos produtos indicados na folha de vales de desconto da Saberes & Sabores. A única regra foi escolher o produto com o preço mais baixo, que poderia adquirir com aquele vale, independentemente de ser ou não o mesmo. 

 

Curiosamente, foi quase sempre o mesmo produto. Alguns não consegui localizar na loja e ficaram em branco. A mim, surpreendeu-me que os preços fossem quase todos iguais. Confesso que não estava à espera de tal paridade.

 

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/96753.html

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *