Há anos que enfrento um problema com o meu autoclismo que já me fez chamar dois profissionais e gastar mais de 100€. O problema parecia sempre mudar: ora era a bomba (que mudei duas vezes), ora era o centro, ora era a pressão da água da companhia.
Com a minha mãe doente, eu escolhi as minhas batalhas e dirimir conflitos com picheiros simplesmente estava fora das minhas capacidades mentais. Recentemente, até brinquei com o facto de ter escrito uma mensagem para o picheiro e ter pedido ao Chat GPT para a reescrever, num tom conciliatório, mas assertivo. Devo dizer que ficou excelente.
Adiando o potencial conflito, não a enviei e tentei resolver o problema por mim mesma.
É que a situação estava a piorar e a pinga já era fuga e a água estava a correr para dentro da louça, não para dentro da bacia da sanita. Ou seja, daqui a nada tinha tijoleira a levantar.
Sem saber o que fazer, abri o autoclimso, mexi nisto e naquilo, basicamente à sorte porque não percebia nada do assunto. Sem resultados.
Até que reparei naqueles dois parafusos e decidi apertá-los. A fuga de água parou imediatamente.
Tinha localizado o problema. E mais que isso, tinha RESOLVIDO o problema.
Moral da história: muitas vezes, a solução para os nossos problemas pode ser a mais simples e a melhor pessoa para a encontrar poderemos ser nós próprios.
Neste caso, a poupança foi significativa: desgaste mental, tempo e (sei lá) dinheiro.