Plastic Free July é uma campanha de sensibilização para o impacto ambiental da utilização do plástico, com especial enfoque no descartável.
Eu ainda não consegui eliminar o plástico, mas tenho feito um esforço progressivo para reduzir a utilização de descartáveis no meu dia-a-dia, o que geralmente inclui plástico, nem que não seja nas embalagens:
– não utilizo guardanapos de papel ou rolos de cozinha
– não utilizo toalhitas de limpeza
– uso sacos de compras reutilizáveis
– uso lenços de pano, embora tenha alguns pacotes de lenços de papel para emergências (que ficaram de quando era consumidora)
– uso toalhitas de limpeza, o que reduziu consideravelmente o meu consumo de papel higiénico; quando compro opto por reciclado e embalagem de papel
– optei por escovas de dentes em bambu, em vez de plástico (quando deixei de conseguir comprar as cabeças para a minha eléctrica); reutilizo o bambu;
– faço compostagem e reciclagem separação de lixo;
– tenho substituído produtos (por exemplo, manteiga embrulhada em vez de pacote de plástico, produtos não/menos tóxicos, ecolabel)
– …
Neste Plastic Free July, o meu compromisso é eliminar – de uma vez por todas – o consumo de leite animal.
Já havia feito experiências, mas a verdade é que recuei sempre para o mais prático: abrir um pacote de leite. E com isso, o café e o açúcar.
Não vou dizer que seja uma tarefa que goste. Não é.
O meu consumo é praticamente 1 litro por dia. Dá trabalho.
Mas enquanto consumidora, não vendo regulação e práticas que me protejam (física e psicologicamente), opto por reduzir o consumo ou não consumir.
E sim, poupo muito dinheiro:
- com 50-100 gr de aveia eu faço 1-1,5 L de leite
- preciso de muito menos café solúvel
https://descontos.blogs.sapo.pt/4149221.html