Julho com menos plásticos

IMG_20210701_101838_340.jpg

Plastic Free July é uma campanha de sensibilização para o impacto ambiental da utilização do plástico, com especial enfoque no descartável.

 

Eu ainda não consegui eliminar o plástico, mas tenho feito um esforço progressivo para reduzir a utilização de descartáveis no meu dia-a-dia, o que geralmente inclui plástico, nem que não seja nas embalagens:

– não utilizo guardanapos de papel ou rolos de cozinha

– não utilizo toalhitas de limpeza

– uso sacos de compras reutilizáveis

– uso lenços de pano, embora tenha alguns pacotes de lenços de papel para emergências (que ficaram de quando era consumidora)

– uso toalhitas de limpeza, o que reduziu consideravelmente o meu consumo de papel higiénico; quando compro opto por reciclado e embalagem de papel

– optei por escovas de dentes em bambu, em vez de plástico (quando deixei de conseguir comprar as cabeças para a minha eléctrica); reutilizo o bambu;

– faço compostagem e reciclagem separação de lixo;

– tenho substituído produtos (por exemplo, manteiga embrulhada em vez de pacote de plástico, produtos não/menos tóxicos, ecolabel)

– …

 

Neste Plastic Free July, o meu compromisso é eliminar  – de uma vez por todas – o consumo de leite animal.

Já havia feito experiências, mas a verdade é que recuei sempre para o mais prático: abrir um pacote de leite. E com isso, o café e o açúcar.

Não vou dizer que seja uma tarefa que goste. Não é.

O meu consumo é praticamente 1 litro por dia. Dá trabalho.

 

Mas enquanto consumidora, não vendo regulação e práticas que me protejam (física e psicologicamente), opto por reduzir o consumo ou não consumir.

 

E sim, poupo muito dinheiro:

  • com 50-100 gr de aveia eu faço 1-1,5 L de leite
  • preciso de muito menos café solúvel

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/4149221.html

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version