Eu tenho tentado (com pouco sucesso, diga-se de passagem) alocar algumas actividades a certos dias da semana.
Por exemplo, às quartas-feiras tento que o dia seja dedicado à cozinha. Quando digo “dedicado” eu não quero dizer que vá passar o dia na cozinha, mas somente que nesse dia quero incluir uma ou mais tarefas associadas à cozinha e, em especial, em que tento experimentar uma receita nova ou cozinhar para congelar.
Tarefas que têm aparecido na minha agenda, neste dia da cozinha:
Evitar o desperdício alimentar
Vejo se há no frigorífico ou na fruteira algum produto que deva ser gasto com brevidade e faço uma refeição com eles.
Por exemplo, posso ver um ingrediente de manhã, anoto-o na agenda para me recordar de, quando estiver numa pausa, procurar uma receita diferente para experimentar ou simplesmente uma forma diferente de o consumir.
Limpar
Não me refiro às limpezas habituais, mas algo que não é limpo com frequência. Por exemplo, uma prateleira ou a gaveta dos talheres.
Gastar o que se tem
Não é apenas gastar o que está comprado, mas o que tenho há mais tempo, mas que não vou gastando.
Sabem aqueles ingredientes especiais, que compramos para fazer uma receita, que nunca chegamos a fazer e entretanto já se passou tanto tempo, que já nem sabem para o que serve? É basicamente isso.
Por exemplo, eu comprei trigo sarraceno para uma receita que já não sei qual é. Sei que era pão, mas…
Mas hoje, decidi que o ingrediente ia ser o couscous que já não faço há imenso tempo. Vi algumas receitas, encontrei uma que gostava de experimentar e voilá: Couscous com pescada.
Receitas
Neste dia, arranjo sempre um tempinho para vadiar por blogs e canais de youtube dedicados à cozinha.
Por exemplo, um dia dediquei-me a fazer uma lista dos menus semanais do meu restaurante vegetariano preferido (infelizmente agora fechado, devido à epidemia). Fui à página deles no FB e simplesmente fiz uma “lista-inspiração”.
seitanas, salada de quinoa, canelones de cogumelos e espinafres, tagliatele bolonhesa, estufado de lentilhas, seitan ao molho holandês, francesinha, rofu ao molho romanesco, caril de grão de bico, seitan de cebolada, pataniscas de alho francês, lasanha vegetariana, chamuças de legumes, penne com enchido de soja e tomate, empadão de lentilhas, …
Um bom exemplo de inspiração: quando escrevi esta lista decidi que era altura de experimentar as chamuças de legumes, até porque tenho couve coração em juliana no congelador para gastar que posso estufar para isso e para um empadão de legumes.
Anotei na lista de compras: massa filo e fui à procura de uma receita. Decidi utilizar esta como inspiração, mas utilizando ingredientes à mão.
Entretanto, tropecei noutra receita, que já tinha descoberto e nunca mais fiz: empadão de lentilhas (Tuga Vegetal)
O que aparece na minha agenda:
Jantar: Couscous com pescada (Pescanova)
Comprar: massa filo
Fazer: empadão de lentilhas (Tuga Vegetal), Chamuças de legumes (Teleculinária)
Assim, sei sempre que é à quarta-feira que vou buscar itens para a lista de compras, ou uma receita para testar durante a semana, se estiver com disposição para isso.
https://descontos.blogs.sapo.pt/3745400.html