Cuidado com as burlas bancárias

Atenção a todos os que cedem os seus dados pessoais, especialmente os bancários, para obter reembolsos de marcas!

Foto de Bermix Studio na Unsplash

Ultimamente, têm surgido diversas notícias de burlas relacionadas com acesso a dados bancários.

Como funciona a burla:

  • Você recebe um telefonema ou email de alguém que se apresenta como representante do seu banco.
  • Essa pessoa possui seus dados bancários e pessoais, o que gera confiança (imaginem que o conseguiram de um formulário de reembolso).
  • A pessoa pede para confirmar seus dados.
  • Em seguida, eles enviam um email (supostamente do seu banco) pedindo informações confidenciais, como código de acesso, código multicanal, número de telefone ou outros dados.

Lembre-se:

  • Nunca ceda seus dados bancários por telefone ou email. O seu banco jamais solicitará essas informações por esses meios.
  • Seus dados podem ter sido roubados e usados para a/o enganar.
  • Esteja sempre atenta/o e desconfie de qualquer comunicação não solicitada.

Para se proteger:

  • Crie armadilhas nos formulários online:
    • Insira uma letra extra no seu nome (por exemplo, Cristina S. Sousa).
    • Utilize um nome ou sobrenome que você não usa com frequência.
    • Coloque uma letra extra no seu endereço (por exemplo T, que o butlão vai pensar ser de traseiras).
  • Tenha cuidado ao compartilhar seus dados em sites e aplicações.
  • Verifique a autenticidade do site ou aplicação antes de fornecer qualquer informação.
  • Vigie as suas transações bancárias regularmente e notifique seu banco sobre qualquer atividade suspeita.

Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com o seu banco.

Compartilhe este post com seus amigos e familiares para que eles também se protejam!

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