O que as reclamações têm em comum com os limões?

Mais que uma vez, falei sobre a importância de reclamar de forma assertiva: transmitir a informação sobre o problema à pessoa (individual ou colectiva) que tiver a capacidade para resolver o problema.

Reclamar de forma assertiva é fundamental para a resolução de problemas. É importante transmitir a mensagem de forma clara e objetiva, sem cair em vitimismo ou lamúrias. Tenho tentado viver de acordo com essa premissa, embora não seja imune aos momentos de queixume-porquê-eu? Sou humana.

Mas é importante lembrar que, mesmo que siga todas as dicas e boas práticas, nem sempre a resposta será a que esperamos. Por isso, é fácil acabar por desistir ou até sequer tentar.

Lembram-se dos limões?

Há um ano atrás, o Pingo Doce estava a oferecer produtos, através da sua aplicação.

Infelizmente, nunca consegui que tivessem o produto ou lhe dessem uma solução. Liguei para o apoio ao cliente e adiavam datas para utilizar os cupões, prometiam creditar o valor… Até hoje.

Há dias fui surpreendida por um telefonema do Pingo Doce. Descobriram um email e queriam saber se tinha sido resolvido. Ri-me imenso e expliquei que não, que tinha desistido.

Hoje, creditaram o valor na aplicação: 0.60€ para mim e para a minha mãe.

O mais surpreendente? Eu ainda tinha os talões na carteira.

E assim termina a saga dos limões do Pingo Doce. Uma história com um final feliz, mas que nos ensina que até para reclamar de forma assertiva é preciso paciência. É como plantar uma árvore: demora um tempo até dar frutos… neste caso, limões.

10 thoughts on “O que as reclamações têm em comum com os limões?”

  1. o ultimo fecha a porta

    é como o lidl – muitas ofertas, mas depois os produtos estão esgotados…

  2. Não está relacionado com o post nem sei se já foi falado aqui, mas só para deixar o alerta que o desconto do shaker do Pingo Doce já não acumula com as outras promoções do artigo 🙁

    1. Vou fazer o alerta.
      Obrigada, Sofia.

      Mas tenho que admitir que já nem me recordo se antes acumulava. É mais que raro fazer uso desses cupões por causa das 24h.

  3. olá bom dia
    Teve mais sorte do que eu… eu falei com o serviço de apoio na loja por causa das peras e disseram-me ,que como não tinham stock, para ir perguntando na loja mas o certo é que não recebi as peras nem o valor em cartão… E cá em casa eram 2 cartões 🙁

      1. Olá bom dia,
        Também tive uma situação semelhante com um artigo no LIDL e enviei email mas ate hoje nem resposta. Fazem as campanhas/promoções mas não asseguram a existência do artigo em stock suficiente. Enfim…são todos iguais.

        1. Confirmo a mesma experiência com o Lidl. Reclamações sem resolução, no que respeita aos produtos grátis.

          Outras reclamações: aguardo a resposta a uma e estou curiosa para ver como resolvem.

    1. Bom dia. Na altura li relatos semelhantes e até me disseram, no suporte ao cliente, que iriam fazer isso, se o produto não fosse reposto, mas nunca aconteceu.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *