Férias em casa

Também vão fazer férias em casa? Estamos no mesmo barco… ou melhor, cada um/a na sua casa.

Quem disse que é necessário gastar uma fortuna ou viajar para longe para ter férias memoráveis? Hoje, trago-vos um plano de sete dias cheios de diversão, descobertas e aventuras, tudo sem sair da tua cidade e com um orçamento muito amigável – o investimento é praticamente nulo! Vamos lá?

Segunda-Feira – Dia do Mercado Local: Começa a semana visitando o mercado local. É o local perfeito para se inspirar para as receitas da semana, experimentar produtos frescos e apoiar os produtores locais. E nada melhor do que começar a semana com alimentos frescos e saudáveis, não é verdade?

Terça-Feira – Dia de Biblioteca: Aproveita para ir à biblioteca municipal e escolher alguns livros ou DVD. Um bom livro é sempre uma excelente companhia para os momentos de descanso.

Quarta-Feira – Dia do Farol: Podes não estar à beira-mar, mas certamente há um farol que podes visitar na tua cidade ou na vizinhança. Subir até ao topo de um farol proporciona sempre uma vista incrível e diferente, vale a pena. Se estão no interior, tentem uma torre: Beja a Ucanha, não faltam espaços maravilhosos para visitar.

Quinta-Feira – Dia do Turista na Própria Cidade: Quem disse que não podes ser turista na tua própria cidade? Vai ao posto de turismo, pede um mapa e faz um roteiro como se estivesses a visitar pela primeira vez. Vais redescobrir locais esquecidos e conhecer novos (eu fico envergonhada, quando vejo documentários sobre a minha cidade, que falam de locais que desconhecia existirem)!

Sexta-Feira – Dia Ciência Viva no Verão: Ciência não é só para os pequenos (fui mais vezes sozinha que com as crianças). Aproveita o dia para participar numa actividade de Ciência Viva. Podes aprender algo novo e divertir-te ao mesmo tempo!

Sábado – Dia do Parque e Piquenique: Enche a tua mochila com sandes ou bolachas e passa o dia num parque da cidade. Caminhar, respirar ar puro e fazer um piquenique simples mas delicioso são ótimas formas de descomprimir. Leva o livro que foste buscar na terça-feira.

Domingo – Dia do Museu e da Cozinha: De manhã, visita um museu com entrada gratuita. Cultura nunca é demais! De tarde, experimenta cozinhar uma receita diferente do habitual: um bolo, biscoitos, pizza… o que mais apetecer. Eu sou mais biscoitos.

E aí está! Uma semana de férias em casa, mas cheia de actividades que te vão fazer sentir como se tivesses ido para longe. Aproveita, descansa e diverte-te!

Dica Bónus – Criar Memórias: No final destas férias caseiras, seleciona e imprime as tuas fotos favoritas. Até podes fazer apenas uma foto montagem.
Fiz isso diversas vezes, quando faziamos grandes passeios. Criava uma montagem com algumas fotos e o local e dia (ou mês).

Esta montagem marca o tempo, cria memórias e proporciona a sensação de “vida vivida”.
Boas férias!

3 thoughts on “Férias em casa”

  1. Olá Cristina, sempre com boas ideias, às vezes coisas são coisas tão simples que nem nos lembramos.
    Boas férias, Lucia P.

  2. Susana Alves

    Bom dia Cristina, por aqui também há 2 semanas de férias em Agosto que vão ser por casa, optei por ir passear em Outubro, quando os preços não são tão assustadores. Marcando com muita antecedência faz diferença…
    Em relação à ocupação das férias, sendo residente no concelho de Mafra, há muito por onde entreter, sendo a fazer praia, visitas a museus ( convento de Mafra, Biblioteca Joanina do Convento ) ou parques ( tapada de Mafra, etc).
    As minha férias passarão também, de forma leve e descontraída, pela habitual preparação habitual para o Inverno. Isto consiste em : apanhar lenha para a lareira, apanhar pinhas, apanhar amoras, fazer marmelada e polpa de tomate, no fundo aproveitar a época de abundância destes produtos, que podem vir de graça.
    A preparação é tudo na vida!
    Também vou aproveitar as semanas de descanso para deitar um olhinho aos saldos já para as prendas de Natal ( no continente já se vêm os outlet com promoções até 70%) principalmente em artigos que não precisem troca.
    Estou certa que vai ser muito bom 🙂

    1. Ai que saudades de Mafra!
      Este ano TENHO mesmo de fazer presentes caseiros para o Natal.
      Tem um excelente plano e soa-me lindamente. Também estou certa que vai ser muito bom

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *