Em celebração ao Dia Nacional dos Jardins: 5 espaços verdes imperdíveis em Portugal

No Dia Nacional dos Jardins (25 de Maio), lembramos a importância dos espaços verdes nas nossas cidades e homenageamos o trabalho visionário do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, cuja obra contribuiu significativamente para a preservação e criação de espaços verdes urbanos em Portugal.

Sabia que os espaços verdes desempenham um papel fundamental para a nossa saúde e bem-estar, bem como para o ambiente urbano? Eles agem como verdadeiros pulmões das cidades, ajudando a regular a temperatura e a melhorar a qualidade do ar. Além disso, espaços verdes, como parques e jardins, também proporcionam benefícios psicológicos, reduzindo o stress e promovendo uma sensação de bem-estar.

Com o fim de semana à porta, por que não comemorar o Dia Nacional dos Jardins visitando alguns dos belos espaços verdes de Portugal? Aqui estão cinco jardins públicos de acesso gratuito que recomendamos, de norte a sul do país:

  1. Parque da Cidade, Porto: Este é o maior parque urbano do país, perfeito para um passeio relaxante, uma corrida ou um piquenique com a família. Possui um total de 83 hectares e cerca de 10 km de caminhos, entre lagos e variada fauna e flora.
  2. Jardim Botânico da Universidade de Coimbra: Um lugar de paz e conhecimento, este jardim alberga uma enorme variedade de plantas e é um óptimo lugar para aprender mais sobre a biodiversidade.
  3. Jardim da Mata Nacional do Bussaco, Mealhada: Este é um dos mais belos jardins históricos de Portugal, com uma flora diversificada e caminhos sinuosos que oferecem vistas deslumbrantes. É um local verdadeiramente mágico e até diria que majestoso, em que só se paga a entrada com veículos motorizados. As entradas a pé ou de bicicleta são gratuitas.
  4. Parque Florestal de Monsanto, Lisboa: Projetado por Gonçalo Ribeiro Telles, este parque é um verdadeiro oásis na capital. É o lugar perfeito para caminhar, andar de bicicleta ou apenas relaxar ao ar livre.
  5. Parque Natural da Ria Formosa, Algarve: Este parque natural é um paraíso para os amantes da natureza, com a sua rica biodiversidade e paisagens impressionantes. É o lugar perfeito para observação de aves ou um passeio relaxante ao longo dos trilhos.

Ao visitar estes espaços, lembre-se de respeitar a natureza e deixar o lugar tão bonito quanto o encontrou.

Não deixem de comentar as vossas sugestões de jardins a visitar. Tenho descoberto jóias de Portugal nas vossas recomendações.

Desejo-vos um maravilhoso Dia Nacional dos Jardins e um fim de semana repleto de natureza e beleza!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *