Como fazer compras inteligentes no supermercado e poupar dinheiro: dicas essenciais para aproveitar promoções e descontos

Fazer compras inteligentes nos supermercados e mercearias pode resultar em poupanças significativas no final do mês. No entanto, é preciso estar organizado e comparar preços para conseguir os melhores descontos.

Antes de mais, eu não sou sempre tão organizada. Frequentemente ando a correr como uma barata tonta e compro no local onde estou, porque as deslocações nem sempre são fáceis. Ontem, idealmente, teria ido à Feira de Espinho: meio poupança, meio passeio.

Como não foi possível, consulto a tabela de frescos para tentar perceber onde posso comprar a melhor preço aquilo de que necessito.

Começo por ir anotando o que vou precisar, num bloquinho que está sempre na cozinha.

Organizar o que vou precisar com os pelos preços e descontos que encontro nos folhetos e tabela de frescos, adicionando produtos em promoção que compense comprar nessa altura.

Antes de me deslocar a um supermercado, passo pela frutaria local para comprar a maioria dos legumes e frutas, a preços mais económicos.

Como anotei os preços de referência dos produtos que necessito, consigo saber se as promoções que encontro são realmente vantajosas.

Finalmente, escolho o(s) supermercado(s) onde mais compensa a deslocação.

Nesta lista eu não considero, por exemplo, os 15% de desconto em loja ou algo semelhante. Essas contas vou fazendo no local. Por exemplo, as espetadas estão em promoção no Lidl, mas ao comprar no CNT, os 15% de desconto fazem com que fiquem mais económicas.

Pode parecer muito trabalhoso, mas este método não demorou mais que uns minutos. Por exemplo, hoje estive a raviscar os preços enquanto pesquisava no telemóvel, durante o pequeno-almoço. Há ainda blogs de poupança (*) e aplicações que podem ajudar nesta tarefa.

Fazer compras inteligentes nos supermercados e mercearias implica um trabalho de organização e comparação. Não o fazer, é literalmente estar a pagar por isso.

Aproveite os recursos disponíveis e poupe centenas de euros por ano em compras estratégicas. Mesmo que consiga poupar apenas 10€ por mês, isso pode resultar em 120€ poupados no final do ano.

Poupem muito, poupem bem.

(*) O Blog 200% está a fazer umas excelentes tabelas de preços.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *