Fazer compras inteligentes nos supermercados e mercearias pode resultar em poupanças significativas no final do mês. No entanto, é preciso estar organizado e comparar preços para conseguir os melhores descontos.
Antes de mais, eu não sou sempre tão organizada. Frequentemente ando a correr como uma barata tonta e compro no local onde estou, porque as deslocações nem sempre são fáceis. Ontem, idealmente, teria ido à Feira de Espinho: meio poupança, meio passeio.
Como não foi possível, consulto a tabela de frescos para tentar perceber onde posso comprar a melhor preço aquilo de que necessito.
1º
Começo por ir anotando o que vou precisar, num bloquinho que está sempre na cozinha.
2º
Organizar o que vou precisar com os pelos preços e descontos que encontro nos folhetos e tabela de frescos, adicionando produtos em promoção que compense comprar nessa altura.
3º
Antes de me deslocar a um supermercado, passo pela frutaria local para comprar a maioria dos legumes e frutas, a preços mais económicos.
Como anotei os preços de referência dos produtos que necessito, consigo saber se as promoções que encontro são realmente vantajosas.
4º
Finalmente, escolho o(s) supermercado(s) onde mais compensa a deslocação.
Nesta lista eu não considero, por exemplo, os 15% de desconto em loja ou algo semelhante. Essas contas vou fazendo no local. Por exemplo, as espetadas estão em promoção no Lidl, mas ao comprar no CNT, os 15% de desconto fazem com que fiquem mais económicas.
Pode parecer muito trabalhoso, mas este método não demorou mais que uns minutos. Por exemplo, hoje estive a raviscar os preços enquanto pesquisava no telemóvel, durante o pequeno-almoço. Há ainda blogs de poupança (*) e aplicações que podem ajudar nesta tarefa.
Fazer compras inteligentes nos supermercados e mercearias implica um trabalho de organização e comparação. Não o fazer, é literalmente estar a pagar por isso.
Aproveite os recursos disponíveis e poupe centenas de euros por ano em compras estratégicas. Mesmo que consiga poupar apenas 10€ por mês, isso pode resultar em 120€ poupados no final do ano.
Poupem muito, poupem bem.
(*) O Blog 200% está a fazer umas excelentes tabelas de preços.