Poupar na saúde: rastreios gratuitos

A saúde pode ter um impacto significativo nas nossas finanças pessoais, tanto no curto quanto no longo prazo e o acesso à saúde é fortemente condicionado pelos nossos rendimentos.

As notícias relacionadas com o SNS são cada vez mais preocupantes e por isso é particularmente importante cuidar da saúde preventivamente para minimizar os custos a longo prazo e aproveitar os recursos que temos disponíveis.

Um desses recursos gratuitos de acesso à saúde são os rastreios. Porém, devem ter o cuidado de evitar rastreios associados a vendas de produtos e serviços.

Imagem gerada em DALL·E

Como encontrar os rastreios de saúde gratuitos?

  • Aproveite os rastreios de saúde associados a datas especiais, como o Dia Mundial da Saúde, o Outubro Rosa (para rastreio do cancro da mama), o Novembro Azul (para rastreio do cancro de próstata), entre outros.
  • Realize uma pesquisa no Google, em especial no separador notícias, com a palavra “rastreio” para encontrar iniciativas gratuitas por todo o país, durante todo o ano; ou
  • Realize uma pesquisa no Facebook, da palavra “rastreio”, ajustando a data para ver apenas as publicações do último mês, para encontrar iniciativas a decorrer;
  • Ainda no Facebook, siga as páginas da sua unidade de saúde mais próxima (USF, postos de saúde, hospital) e até de farmácias para manter informado sobre as iniciativas que vão surgindo.

Existem inúmeras instituições, públicas (de hospitais a câmaras) e privadas (de farmácias a centros comerciais) a organizar iniciativas de rastreio de saúde gratuitas.

É importante realçar que os rastreios de saúde gratuitos são uma forma importante de prevenção e diagnóstico precoce de doenças, mas não devem substituir as consultas regulares com um/a médico/a. A prioridade deve ser sempre a saúde e a segurança.

Votos de muita saúde para todas/os.

Imagem gerada em DALL·E

2 thoughts on “Poupar na saúde: rastreios gratuitos”

  1. Susana Alves

    Boa tarde Cristina,
    não tem a ver com o seu post mas não quis deixar de partilhar, há uma nova campanha de amostras grátis da Kerastase em:
    kerastase-pt.beauty-campaigns.com
    🙂

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *