Presentes para uma pessoa idosa (e não só)

Está oficialmente aberta a época dos presentes de Natal. Toca a fazer as listas e as compras que forem possíveis, de modo a nem ter de pensar em sair em Dezembro.

Como já perdi a conta ao número de vezes que troquei presentes de uma pessoa idosa, por parte de familiares “em negação” para com as suas reais necessidades e preferências, aqui ficam algumas dicas para reflectir, porque as pessoas não são todas iguais e as necessidades e gostos de uns, não são gostos de outros.

Ajudas para o momento da alimentação

Se têm alguém que treme muito a beber, estas canecas são a melhor coisa que podem comprar. Existem muitos copos, mas não é fácil encontrar canecas com uma palha larga (quanto mais larga, melhor). Para bebidas quentes ou frias.

A minha mãe, inicialmente, dizia que não queria. Não forcei e, passados uns dias, já estava a pedir que as voltasse a utilizar.

É de vidro, vai à máquina e utilizo com palhas de inox.

Roupa adaptada

Claro que depende muito de gostos pessoais, mas considerem oferecer roupa prática para usar diariamente, em vez de uma peça de “sair” que raramente sai do armário.

E, definitivamente, pensem se a pessoa tem mobilidade suficiente para vestir a peça: consegue levantar os braços? consegue apertar botões?

Por exemplo, calças elásticas cardadas, são muito práticas e confortáveis, nesta época do ano.

Mas, se é uma pessoa com pés ou pernas inchados, elásticos em baixo é absolutamente proibido.

E se decidirem comprar um fato de treino ou um casaco de malha polar, a minha experiência é que as pessoas mais idosas não gostam do carapuço, porque é desconfortável, quando querem dormir uma sesta.

As meias devem ser sem punho.

No que respeita a camisolas, porque a mobilidade a nível de braços, pode estar comprometida, convém que a abertura da cabeça seja maior. Por isso, é que camisolas com botões no pescoço podem ser úteis, para ajustar à largura de maior conforto.

Relógio

Não precisa de ser um relógio caro, desde que seja útil.

A minha experiência é que os relógios de senhora são sempre pequenos e quando os olhos já não focam tão bem, talvez seja uma boa opção mudar para um mostrador maior.

E já agora, uma bracelete elástica, para evitar problemas de circulação.

O que acharam destas dicas, esqueci-me de alguma coisa?

6 thoughts on “Presentes para uma pessoa idosa (e não só)”

  1. Optimas dicas! Também ando à procura de um relógio que tenha um mostrador grande para o meu avô mas está dificil de encontrar. Deveria haver lojas especializadas para estas necessidades!

    1. Existem, mas geralmente concentram-se em produtos que são mais ajudas técnicas e de alto valor, para compensar a especialidade. Mas coisas mais pequenas…

  2. Não preciso de comprar prendas para idosos (infelizmente já não tenho avós), mas gostei das dicas. Nunca tinha pensado nisso… de qualquer modo obrigado pelas dicas, de certeza que há quem precise delas.
    Há coisas que não reparamos enquanto não precisamos.

    1. Boa tarde.
      Infelizmente só nos ocorre este tipo de “necessidades” quando passamos por elas. Se me tivessem dito que iria comprar canecas com palhinhas…

  3. Obtive aqui uma grande ajuda para a prenda para a minha avózinha! Um relógio! Boa 🙂
    Obrigada pela dica!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *