Valoriza o que os outros desperdiçam e faz esse valor render a teu favor

Confesso que não estava a pensar escrever sobre isto, por temer que fosse entendido como gabarolice, mas após reflexão, decidi contar-vos o que me aconteceu recentemente.

Quem me segue, em particular no Instagram, sabe que tenho um ódio de estimação por quem deixa cartões ao lado dos contentores, porque não se quer dar ao trabalho de desmontar e colocar no interior. E em tempo de chuva, fico piruças.

Não consigo deixar o cartão à chuva. São árvores desperdiçadas. Já cheguei a passar junto a um amontoado, irritar-me e dizer para mim própria – não sou responsável pelo lixo dos outros – e metros à frente, fazer inversão de marcha para ir colocar o cartão no contentor.

Junto a um conjunto de apartamentos “dos ricos”, a coisa é tão absurda, que cheguei a fazer uma denúncia ao município. E foi aí que parei recentemente, em tempo de chuva, para novamente ir colocar os cartões dentro do contentor.

Mas além do cartão diverso, havia uma caixa (já com o topo húmido) com material de desporto e dois equipamentos electrónicos que me fazem pensar que alguém abandonou os seus sonhos de ser YouTuber. 🙂

Não querendo entrar em pormenores (por razões de segurança), estou com esperança de vender alguns dos itens e poder abater mais um pouco ao prejuízo com o cilindro.

Isto não me aconteceu por sorte, isto aconteceu-me porque EU valorizo o que os outros desperdiçam, mesmo que apenas cartão, que vejo como potencial de reciclagem de papel.

Claramente isso não foi o que aconteceu à pessoa que colocou tudo na rua.

Num período de crise económica (já se anunciam novas subidas nas taxas de juro) e escassez de matérias primas é especialmente importante viver de forma frugal, valorizando o que temos e evitar consumismos desnecessários.

Por isso, adoptar uma vida frugal, é essencial para quem quer poupar a carteira e o meio ambiente.

4 thoughts on “Valoriza o que os outros desperdiçam e faz esse valor render a teu favor”

  1. Também já vendi coisas encontradas ao lado do lixo. Roupa, livros….
    O que uns não querem….há uns anos ainda tinha alguma vergonha de parar e por no carro, agora já não tenho vergonha de nada 🙂

  2. Eu faço o mesmo e já tenho conseguido recuperar eletrodomésticos com avarias tão simples que não se percebe porque foram parar ao lixo.

    Também já consegui vender alguns item que recuperei do lixo, porque sendo a custo zero, consigo vender a um preço bastante baixo e ficamos todos a ganhar.

    Há sempre quem goste de apontar o dedo, mas eu só aceito lições de moral vindas de quem tenha mais moral que eu, o que normalmente não é o caso. ;)))

    1. A questão dos electrodomésticos é do pior. Já tive aparelhos em que os técnicos se recusam a reparar porque, ou não há peças ou as peças são fracas. Aconteceu-me isso com um leitor de CD e duas máquinas de fazer pão.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *