Uma das primeiras coisas que fiz, quando comecei pedir vales de descontos e registos para ofertas, foi criar um email. Para mim, era importante ter um email para publicidade, separado do meu email pessoal e profissional.
Com a experiência acumulada de anos, a ter de criar emails e passwords na minha vida profissional, criei algumas estratégias que gostaria de partilhar:
CRIAR UM EMAIL: o nome
Existem vários serviços com emails gratuitos – Sapo, Gmail, Outlook – mas todos têm um problema comum: escolher um nome. Todas/os tivemos mesmo problema: vamos a criar um email e o nome já está escolhido.
Eu não recomendo emails do tipo “fofinha69” (e acreditem que já vi alguns), mas há estratégias para criar um email fácil de decorar e de transmitir a alguém, se necessário.
Por exemplo: último nome.pt.número@xpto.com ou último nome_pt_número@xpto.com
Assim, o PT como referência a Portugal e o número pode ser o dia, mês ou ano do vosso nascimento.
CRIAR UM EMAIL: a password
Das duas uma, ou são daqueles que têm a mesma password em tudo (não recomendável) ou daqueles que têm uma versão dessa password, mas alterada com uma letra maiúscula e caracter especial, porque assim o obrigou determinada página.
Entretanto, já não se lembram ou tiveram de criar uma password nova e às tantas já não se lembram de tudo… e ainda bem que o computador grava as passwords, não é, Cristina?
As minhas dicas, com base em experiência são:
- Password em forma de frase, em vez de uma única palavra
Aprendi isto num documentário sobre o Edward Snowden. Ele recomentava que inventassemos uma frase, para utilizar como password, em vez de palavra. Por exemplo: Em1975,nasciemGaia
- Notem que tem letras maiúsculas, letras minúsculas, números e caracteres essenciais
Cada vez mais páginas o exigem, pelo que devem criar, de início, uma password forte.
- Outra ideia, para evitar uma única password em todo o sítio, é associarem a password à página em que se estão a registar. Por exemplo, para um reembolso: Desconto100%superbock.
Nesta última opção, há uma parte que é comum “Desconto100%” e outra que varia, consoante o produto ou página.
Finalmente, uma dica final, para aumentar a segurança da vossa password em caso de violação dos vosso dados pessoais (penso que vi a dica na conta Twitter do colectivo Anonymous) :
usem vírgulas como caracteres especiais, pois irão partir a vossa password se a tentarem partilhar num ficheiro CSV (ficheiros de arquivo).
Excelentes dicas. Relativamente à password ter vígula, é bastante comum ter ponto e vírgula nos ficheiros CSV, como separador. Assim, se querem garantir que dificultam a vida aos piratas, ponham uma vírgula e um ponto e vírgula algures.