Novo blog, com uma reapresentação

Ser um comprador inteligente é o primeiro passo para ficar rico.

Mark Cuban

Considerando que a citação é de um bilionário, imagino que não se estaria a referir a compras no supermercado, mas a ideia aplica-se aqui:

eu comecei o blog DESCONTOS em 2011 com o objectivo de fazer compras inteligentes, poupar e usar essa poupança para pagar um crédito pessoal e constituir um fundo de emergência que me permitisse cuidar da minha mãe a tempo inteiro.

Neste momento, cumpri a minha missão e estou a cuidar da minha mãe, há cerca de 2 anos em teletrabalho e alguns meses sem emprego.

Muito obrigada a quem fez esta viagem comigo.

Foram quase 17 000 posts e mais de 60 000 comentários, os vossos contributos para que eu aprendesse tanto, durante a última década. E que década.

Esta viagem foi muito facilitada pelo constante apoio de uma extraordinária equipa: Sapo Blogs. Ajudaram-me sempre que necessitei de apoio técnico, divulgaram o blog em vários destaques e criaram a sua imagem de marca.

Confesso que já nem me recordo como era o design inicial.

Entretanto, o jogo mudou. Os cempercente desapareceram, os vales de desconto tornaram-se raros, surgiram mais blogs adeptos da poupança, outros desapareceram.

E nesse entretanto, o meu diário ganhou vida própria, pela força dos vossos contributos e passou a ter uma missão:

motivar a adopção de estratégias de poupança, permitindo prosperar de forma mais frugal e sustentável

E como?

divulgando oportunidades de descontos, promoções e outras ofertas, de forma transparente e isenta

Parece algo saído de um departamento de marketing?

Na verdade, foi um corredor de hospital e saiu de uma reflexão sobre se fazia sentido continuar o blog. Devo ter concluído que sim, porque aqui estou.

Sobreviveram os rascunhos, como testemunho do momento e da intenção.

Esta página é o separador de um arquivo leve do https://descontos.blogs.sapo.pt, sem os comentários, por manifesta ineptidão minha.

Ando há anos para melhorar o blog, actualizar conteúdos, corrigir textos… E em pouco mais de uma semana, decidi que iria deixar de adiar, até ter o template perfeito, o logotipo perfeito, o menu perfeito, as condições perfeitas.

A year from now you’ll wish you started today.

Karen Lamb

Espero que o conteúdo compense as falhas do design da página, se será melhorado, à medida que os meus conhecimentos da nova ferramenta também melhorem.

Grata pelos vossos contributos

Grata pelos vossos bons olhos

Grata por me darem um propósito

27 thoughts on “Novo blog, com uma reapresentação”

  1. Já agora mais uma sugestão faz falta um link que nos leve de volta á página inicial quando já avançamos 2 ou 3 páginas… Recuar página a página é cansativo.

    Mas não é por isso que vou deixar de vir aqui diariamente 😉

    1. Esqueci-me de dizer que o logotipo faz isso, mas se pudesse adivinhar estaria a jogar no euromilhões, não é verdade? 🙂

      No menu, o “home” também faz isso. Não ficou “página inicial” porque o menu não caberia numa única linha. E… porque a menina Descontos não descobriu como colocar um botão com a casinha.

      1. No menu não me aparece a opção “home”. E mesmo depois de entrar numa das publicações não me aparece o logotipo que permita voltar ao início. Por não ter qualquer uma dessas opções é que sugeri o o link. Será que é de estar a aceder pelo telemóvel??? Vou tentar no PC.

  2. “vou continuar a acompanhar ” – Muito obrigada, Sofia
    “mas gostava mais do sapito” – Também eu!!!

    Quanto à sugestão de comentários, confesso que nem tinha pensado nisso. Mas vou tentar, assim que descobrir como coloco isto em português 🙂

    Há aqui uma curva de aprendizagem. Lamento.

      1. Infelizmente, essa opção não aparece no meu WP porque é alojamento próprio. Só estou a conseguir alterar o back office e isso não quero.
        Parece-me que terei de instalar um plugin… para isso e para a contagem dos comentários.

  3. Olá Cristina,
    Percebo o motivo e vou continuar a acompanhar mas gostava mais do sapito 🙂
    Uma sugestão (que não sei se é possível): em cada post indicar quantos comentários tem para podermos navegar logo para lá..

    1. Sofia Marques

      Concordo com a Sofia. Neste momento só se consegue saber se há comentários pela barra lateral dos últimos comentários ou indo post a post até chegar ao post pretendido. Se vir os posts em lista, não se sabe se tem comentários ou não.

      1. O meu problema é que, até agora, as únicas soluções que encontro é ver a contagem depois de abrir o post.
        E não me parece que seja o pretendido.

  4. Elisa Encarnação

    Olá Cristina!
    Continuo por cá a seguir o blog.
    Pergunto apenas se aqui há possibilidade de “subscrever por email”, de forma a receber as newsletters? Recebia as newsletters no email com o outro blog e era ótimo para estar atualizada.
    Obrigada!

    1. Bom dia Elisa,
      concordo plenamente, é uma excelente vantagem.
      Vou tentar criar uma, mas só o farei com um serviço em que tenha segurança de que os vossos dados pessoais estão protegidos.

      1. JaquimJaquim

        Aqui talvez um formulário de subscrição que receba os endereços e depois a Cristina vai limpando da base de dados do wordpress e criando uma, em Excel, paralela.
        Não esquecer de enviar os emails em BCC! 🙂

  5. JaquimJaquim

    Boa sorte para o novo blog.
    Se me permite o conselho, sendo em wordpress, é preciso andar sempre em cima com updates de segurança. Talvez instalar um plugin de segurança também, tipo Wordfence. E, claro, fazer backups completos e downloads dos mesmos para o próprio PC, just in case.

    O wordpress é rápido para fazer um site (e barato) mas é alvo de ataques todos os dias. Nem é preciso um pirata com um alvo específico… são robots que andam pela net à procura do wordpress com esta e esta versão, conhecidas por falhas de segurança, que podem se usadas para, por exemplo, plantar trojans para enviar spam, roubar dados de users para enviar spam ou simplesmente destruir o site.

    No Sapo estava +/- protegida destas coisas porque eles têm algo feito por eles, sendo um alvo muito mais difícil.

    Dito isto, boa sorte e que corra tudo bem!

    1. Muito obrigada.
      Infelizmente, já percebi isso. Nem a actualização está a funcionar.
      Estava convencida que era muito mais estável. Claramente enganei-me.

        1. A minha questão com o Sapo Blogs não é falta de amor, é não poder colocar anúncios Google (impedimento da Google) e necessitar de rendimentos.
          Tenho esperança de conseguir qualquer coisa aqui. Enquanto estiver a cuidar da minha mãe, tenho que “ganhar” onde puder, para esticar o meu fundo de emergência.

          1. JaquimJaquim

            Não sabia desse impedimento. Sim, faz sentido então arranjar alternativas e o wordpress é a mais rápida e fácil.
            Como disse, é manter actualizadinho, com o mínimo de plugins possível (quando mais plugins mais hipóteses de buracos) e CAPTCHAS nestes formulários, para os piratas não entupirem isto com links para sites terceiros duvidosos.

          2. JaquimJaquim

            Já agora, como mais de metade do planeta usa WordPress, usá-lo aqui é trabalhar e aprender uma competência… não tarda nada está a fazer sites ou a dar manutenção a sites de empresas (que bem precisam de manutenção regular para estes updates, etc).

          3. Obrigada pelas dicas, já pensei nessa hipótese.
            Estou afincadamente a trabalhar nisso, inclusive em cursos deles e webinars que são no horário americano, o que me facilita imenso, porque a minha mãe está a dormir e posso estar mais descansada a trabalhar.

  6. Boa tarde Cristina, que tudo corra bem no novo blog, cá continuarei a seguir assiduamente 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *