Dia Mundial do Encher Novamente : )

Ontem assinalou-se o Dia Mundial do Encher Novamente, uma campanha de consciencialização pública global para prevenir a poluição do plástico e ajudar as pessoas a viver com menos resíduos.

IMG_20210617_150238_305.jpg

I

Para mim, o Dia Mundial do Encher Novamente é quando a mulher quer… e esta quer todos os dias.

Hoje tenho o saco com os recipientes para café com leite, água e almoço. Os saquinhos de pano foram para o pão e para um garfo + guardanapo.

 

No meu frigorífico está um frasco que já foi  de mel e que agora tem água aromatizada com hortelã pimenta.  É mais prático para lavar que uma garrafa.

 

II

 

Há dias, discutiam-se as barreiras à reutilização de embalagens/descartáveis. Essas barreiras existem, mas por vezes também nas nossas mentes.

 

Por exemplo, no que respeita a reutilização de sacos para frutas e legumes.

Muitas pessoas se têm queixado das barreiras nas lojas, no peso dos sacos (que pagamos), em ter de comprar os sacos, nos custos ambientais do novo produto. Todos os argumentos são tão verdadeiros como legítimos.

Mas nada nos impede de começar por reutilizar os sacos de plástico que já possuímos, de compras anteriores. Mesmo com etiquetas, podemos colar outra por cima.

Alguém faça um daqueles vídeos do TIK TOK com o “nobody is going to know“, pf : )

 

III

Recentemente, a propósito deste tópico, alguém comentava “eu gostaria de ser mais como a Cristina”.

Não se iludam, a Cristina também gostaria de ser mais como a Cristina, que tem dias melhores e outros de muita teoria e pouca prática. 

Eu não sou perfeita, muito menos no que respeita a sustentabilidade.

Mas acredito no poder das/os consumidoras/es. Vejam o que temos alcançado nos últimos anos! Os nossos hábitos de consumo mudam as marcas. 

 

IV

Infelizmente, são pouquíssimos (a roçar os inexistentes) os locais onde podemos reencher as garrafas de água. 

Pensem nas praias e na especial necessidade de hidratação durante o verão. Onde estão as fontes de água potável? E nas escolas? Que melhorias nos últimos 5 anos?

Mais uma área de muitas intenções e campanhas, mas poucos resultados.

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/4130726.html

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *