Quero falar de presentes, ou melhor, de um presente

O que conta é a intenção. Ouvimos e repetimos sem conta a frase, mas há sempre presentes que possuem um significado especial, seja porque motivo for. Não tem de ser o mais valioso, o maior ou mais vistoso, mas aqueles que evidenciam ternuras, amizades, cumplicidades.

 

Decidi aceitar a sugestão de muitas de vós e comprar uma chaleira eléctrica. Quando partilhei essa vontade, recebi-a como presente, estilosa (até combina com o granito preto da bancada) e com o interior todo em inox (que me parece mais saudável que o plástico). E ainda por cima de uma marca portuguesa: Flama. Dentro das chaleiras eléctricas, esta tem pontuação máxima em todos os meus critérios.

 

A chaleira tinha como objectivo principal poupar energia e tempo na confecção de algumas refeições (e chás). E como objectivo secundário aquecer água para o meu saco de água (que eu adoro!).

 

Em simultâneo, iniciei uma série de rotinas para poupar água, que considero ser um dos principais desperdícios ainda por abordar na minha casa. Para mim, a poupança da água não é sequer uma questão económica, mas uma responsabilidade que considero ser de todos, na protecção dos recursos de gerações futuras.

 

Como desperdiço ou desperdiçava água e gostaria de passar a aproveitar?

 

1. Desperdício de água do chuveiro ou banho que pode ser aproveitada para a sanita.

2. Desperdicio de água do lavatório, até sair a água quente.

3. Desperdício de água do balcão da cozinha, até sair água quente.

4. Desperdício de água da botija de água que pode ser aproveitada para a sanita.

 

Algumas soluções que já encontrei:

 

1. Aproveito a água do lavatório da casa de banho com um copo grande. Medi a água aproveitada e é cerca de 1 litro de água fria, até ter água quente. Essa água é colocada no balde da limpeza de chão (o da esfregona) que se encontra na casa de banho. Depois, utilizo a água para a sanita ou para lavar o chão.

 

2. Aproveito a água da botija de água, colocando-a no mesmo balde de limpeza. 

 

3. Aproveito a água do balcão da cozinha (até sair água quente) com a chaleira. Essa água é utilizada sem restrições: cozinhar, café, etc…

 

4. Aproveito uma parte da água para a sanita, enchendo o balde da limpeza. Infelizmente percebo que o aproveitamento fica muito aquém do efectivo consumo de água. Porém, apenas possuo um balde e o espaço não permite acomodar um segundo. 

 

Poderá parecer pouco, mas considerem o número de vezes, por dia, que vamos lavar as mãos, lavar a cara, lavar os dentes, utilizar o autoclismo…. No inverno, é particularmente gravoso se considerarmos que apenas utilizamos a água quente que sai da torneira. Foi apenas quando comecei a recolher a água em vasilhames (copo e chaleira) me apercebi, realmente, do quando estava a desperdiçar.

 

E agora, multipliquem isso por milhões de casas. Pequenos gestos, grandes poupanças. 

 

Quais são as vossas rotinas para poupar água?

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/493480.html

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *