Produtos que encolhem

 

Lamento não haver uma versão portuguesa ou legendada. Este documentário, na forma de um jogo de consumidores, demonstra como as marcas também jogam com preços e embalagens.

 

mesmo preço + menos produto = maior lucro. 

Não é algo que desconhecemos. Vimos caixas de detergente que eram quase todas de 60 doses passarem a ter 52. E nem vou questionar a quantidade por dose – simplesmente confiamos que é a mesma. Mas, se comparássemos o peso das embalagens talvez não fosse assim. 

É uma estratégia de marketing perfeitamente habitual: em vez de aumentar os preços, diminuem a quantidade do produto e escondem-no com “nova embalagem”, “produto melhorado”, etc… todo o tipo de estratégias para nos distrair da mais importante mudança: novo/a peso/quantidade.

 

Por exemplo, no documentário, ambas as caixas de chá tinham o mesmo número de doses (72), mas a versão mais recente do produto tinha o equivalente a menos 6 pacotes de chá, em peso. Ou seja, não diminuíram o número de saquetas, mas a quantidade de chá em cada uma.

 

Eu não sei quanto a vós, mas eu olhei sempre para o número de doses… parece que nem isso é suficiente.

cha.PNG

Recordo-me perfeitamente de comentários habituais no blog, em especial no que respeita a embalagens de congelados que passaram de 1kg a 700gr, mantendo o preço. 

 

Por isso, comparar, comparar, comparar… e não se deixem enganar.

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/2734206.html

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *