Preparação para intempéries financeiras

Advertência: este post poderá não interessar a todas/os as/os leitores. 

 

Esta semana foi marcada pelas palavras da representante do Banco Alimentar de Luta Contra a Fome. Infelizmente ainda não tive ainda oportunidade de ver a entrevista para formar a minha opinião sobre a polémica. E não formarei qualquer opinião até a ver (a minha mãe ensinou-me a não emprenhar pelos ouvidos).

 

Mas houve um texto que me chamou à atenção, um magnífico parágrafo: A minha avó, que é de outro tempo, alucinava quando nos ouvia, aos netos, falar de dinheiro. Impressionava-se com o nosso à-vontade para gastar dinheiro e dizia “vocês agora não se privam de nada, nós dantes assim que tínhamos algum era para comprar um bocadinho de chão”. [quemsaiaosseus.blogs]



Eu concordo com esta frase. Quando olho para trás, penso no que não poupei quando o deveria ter feito. Se me tivesse privado de algumas futilidades, talvez não tivesse de me preocupar tanto com o futuro, com os custos de ter casa própria, ou carro, ou emprego instável. 

 

Poupo porque prefiro controlar as minhas finanças pessoais que chorar os erros do passado. 

 

Hoje um familiar surpreendeu-se com uma das minhas tarefas – contar as pastilhas para a máquina da louça que tenho em stock (foram todas guardadas num caixa de plástico). Cerca de 400, para duas casas. Outro respondeu à surpresa do primeiro, refutando que era tudo muito controlado. Ele já percebeu.

 

Pelos meus cálculos, as pastilhas servirão as duas casas, uma que lava 1-2 vezes por dia, outra que não lava todos os dias. Calculo que serão o suficiente para quase um ano, sem prescindir que o stock seja aumentado com melhor ofertas que os 75% de desconto do Continente (promoção que está muito, muito próxima).

 

Para quem faz stock de produtos, é altura de fazer inventário. Mais, é altura de pensar no que realmente necessitam adquirir. Porque na realidade, o objectivo é poupar.

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/420591.html

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *