Continuando o tópico das lâmpadas LED iniciado aqui e aqui, hoje aproveito para agradecer uma recomendação do Helder. Nas discussões que se seguiram aos posts, os Helder sugeriu-me uma lâmpada que já havia testado, dentro de um casquilho que eu precisava: EGLO GU10, 3W, warm white (em promoção no Jumbo, num pack de 2 unidades por €9.99 com 30% desconto directo).
(aproveito para avisar o Helder que também só havia “warm white”)
Como tenho 18 lâmpadas incandescentes (verifiquei agora que com 50W) com esse casquilho, já imaginarão o quanto eu precisava de uma boa promoção.
O Helder encontrou-ma. Por €14,00 comprei 4 para experimentar e num corredor, entre o candeeiro 1 (incandescente, 50W) e 2 (LED, 3W) não encontrei diferenças significativas, apenas um tom mais suave, que também poderá ser explicado pelo factor luz branco quente/ luz branco frio.
Em suma: 18 x 50 W = 900 W em oposição a 18 x 3 W = 54 W.
Parece-me que o investimento compensa.
(Já agora, esta foto foi tirada na cozinha esta noite, com as minhas novas LED 8W, branco frio, sem flash )
O QUE LER A SEGUIR PODERÁ ESTAR CONTER ERROS MOTIVADOS PELO MEU DESCONHECIMENTO DA MATÉRIA
(ainda assim, justifica-se para poder ter correcções e alargar a discussão)
O que descobri (na perspectiva de consumidora sem conhecimentos técnicos):
1 – Há lâmpadas LED boas e más e há ainda outras que se passam por LED; por isso é importante comprar onde seja possível trocar, depois de experimentar;
2 – Mais quadradinhos não é sinónimo de mais luminosidade;
3 – Investir em lâmpadas LED em compras através de vendedores como Ebay e afins, pode não ser uma boa opção dado os riscos de que o produto possa não ser bom (na foto abaixo, as lâmpadas deveriam ser iguais; uma é pior que as outras ;))
4 – Se já possuem lâmpadas economizadoras, poderá não justificar-se fazer a substituição (pelo menos sem uma boa promoção); devem comparar os W, embora possam chegar à conclusão que conseguem mais luz com menos potência (W); a título exemplificativo, eu tinha uma lâmpada economizadora (tornado) de 11W mas que não emitia nem metade da luminosidade da nova LED com 8W.
5 – Coisas práticas que aprendi e que dão um jeitaço para escolher e comparar:
- W= potência que a lâmpada precisa, ou seja, o que irá gastar de electricidade;
- “lumem” é a luminosidade emitida pela lâmpada;
- há dois tipos de luz: luz branca quente (mais utilizada para salas e quartos) e luz branca fria (mais utilizada nas casas de banho e cozinhas);
- a opção pelo tipo de luz é meramente pessoal (eu adoro a luz branca fria no quarto);
- há várias tabelas de conversão entre lâmpadas incandescentes e LED (exemplo: LED 8W é equivalente a uma 40W-60W incandescente), mas cheguei à conclusão que depende muito da marca e da qualidade da lâmpada.
https://descontos.blogs.sapo.pt/1240741.html