Aos leitores do antigo “Manual de Sobrevivência Para Viver Mais Poupado “:
1) Finalmente decidi aceitar o convite da Cristina para escrever por aqui. Tenho de admitir: não me sinto à altura do Descontos. É até um pouco constrangedor “aproveitar-me” assim desta “casa”…
No entanto, por ter recebido tantos pedidos de “autorização” para acederem ao Manual, sinto-me compelida a fazer-vos uma exposição:
O blogue Manual está encerrado, ninguém tem acesso a ele a não ser eu mesma. Os motivos são complexos… Digamos que fiquei entre a espada e a parede quando pessoas muito próximas se tornaram seguidoras do blogue e reconheceram a minha identidade… Apesar de sempre ter sido honesta em todos os factos que expus, o aparente anonimato permitia-me falar abertamente dos nossos problemas e das nossas opiniões. A partir do momento que me apercebi que a minha vida andava a ser comentada entre pessoas muito próximas, até mesmo com familiares a quem nunca contámos todas as nossas dificuldades, senti-me “violada”. Não por saberem o que escrevia, mas por nunca terem falado do assunto COMIGO. Mas, no entanto, comentavam a minha vida COM OUTROS, pessoas queridas a quem nunca quisemos perturbar com os nossos problemas. Assim, e visto que bloquear apenas essas pessoas não seria solução, visto que bastaria fazerem um novo perfil, eu e o maridão decidimos fechar o blogue.
E assim, ali estão todas as nossas peripécias, guardadas como relíquias numa caixinha de jóias. Não apagarei o blogue porque dou muito valor a todas essas “relíquias “, mas, como espero que possam compreender, também não voltarei a abri-lo.
As minhas sinceras desculpas a todos os que magoei ou causei sentimentos de exclusão ao fechar tão abruptamente a minha “porta”.
2) Mudando de assunto, e trazendo um contributo à rubrica da Cristina “Outubro – Mês da Poupança “:
O que é que se pode fazer se a placa de indução E o forno decidem avariar juntos e não se possui cachet para os mandar para reparação?…
Ahhhh, pois!!! Por aqui as peripécias não acabaram!…
Aqui a Ariana ficou em maus lençóis, a imaginar que ia ter de passar a Crudívora enquanto não pudesse mandar arranjar as maquinetas de cozinhar…
Mas depois….
Depois….
– Olha lá, ó maridão, e se eu experimentar cozinhar com o MICROONDAS???
– O microondas???…. Não vai sair mais caro?…
– Pois. Não sei. Mas se não tenho outra maneira, mais vale experimentar, não?…
E assim, lá me embrenhei na Cruzada de encontrar receitas na Internet que fossem adequadas para o microondas.
Decepção.
Aparentemente, ainda muito poucas experiências foram realizadas com o microondas.
Não faz mal. Inventurei.
Assim, e apenas para que o Mundo saiba que há mais no Microondas do que apenas o modo Aquecimento , deixo uma lista das receitas que descobri poder fazer com este “instrumento”:
– Cozer arroz, massa, batatas, milho painço, feijão seco, feijão verde, brócolos, couve flor, cenouras, chuchus, abóbora, etc, basicamente qualquer outro alimento que se queira cozer
– Assar batatinhas com pele (para fazer batatas a murro)
– Fazer caldeirada, feijoada, cebolada, caril e qualquer outra receita que leve refogados e fique com “molho”
– Fazer sopas
– Fazer papas de aveia
– Fazer bifinhos com natas, costeletas de cebolada
– Fazer marmelada, doce de figos, doce de abóbora, etc.
– Fazer ovos escalfados
Etc, etc, etc.
Estas são algumas das minhas experiências, mas certamente, agora acredito que haverão muitas mais coisas que se podem fazer com o microondas.
E… o ponto principal, a poupança?…
Beeem… depois de um mês a cozinhar basicamente com o microondas e um forninho de 11 litros, a minha factura da electricidade…
DESCEU!!!
Dei sempre as leituras, e surpresa das surpresas, tive a pagar menos 15€ do que nos meses anteriores a utilizar a placa de indução!…
Lição a retirar para mim: diversificar a forma como cozinho traz benefícios ao orçamento! Agora utilizo muito mais o microondas, apesar de já ter, novamente, a placa, para cozinhar.
Cumprimentos, e tenham um bom Mês da Poupança!
Ariana
(P.s.: Sim, eu estou consciente das muitas especulações relacionadas com as microondas e os seus “riscos”, mas como se costuma dizer em Portugal: “Em tempo de guerra não se limpam armas”!)
A Descontos a sentir-se:
Por favor peçam, implorem à Ariana para voltar a fazer posts.
https://descontos.blogs.sapo.pt/3174959.html