Este fim-de-semana decidi reler o livro de Pedro Andersson, Contas Poupança, que põe por escrito alguns dos episódios da rubrica televisiva com o mesmo nome.
Primeiro, optei por requisitá-lo na biblioteca. Logo aí, poupei.
É um livro muito útil, mas para quem já acompanha o programa e blogs de poupança, é possível que considere que não traz nada de novo. Para quem está a começar é, acima de tudo um bom ponto de partida para reorganizar ideias e a forma como aborta gastos.
Eu própria, que não tinha um telemóvel capaz quando o livro saiu, fui relembrada da aplicação Poupe na Receita, que compara preços de medicamentos, a partir do seu princípio activo. Basta inserir o nome ou fazer o scanner do código de barras.
Antes de mais, descobri que o auto-preenchimento do meu telemóvel se acha com muita piada.
Depois prossegui com alguns testes de medicamentos que tinha em casa:
Muito ou pouco, encontrei medicamentos em que poderia vir a poupar:
Recordo-me ainda (embora não tivesse conseguido localizar), de uma reportagem em que uma senhora explicava que quando ia ao/à médico/a, levava sempre uma lista de medicamentos que já tinha em casa. Assim, poderia mostrar e inquirir se as doses que tinha eram suficientes (em caso de repetição) ou se o que já tinha, não era a mesma coisa que já lhe estava a ser receitada.
Parece-me ser bastante útil, especialmente quem tem miúdos e anda sempre a rodar os médicos com aquelas viroses que eles frequentemente apanham.
Por exemplo, já cheguei a casa com uma caixa de medicamentos para tomar, que era a mesma que estava a tomar a minha cadela. História verídica.
https://descontos.blogs.sapo.pt/3445148.html