Entre os meus objectivos deste ano, gostaria de partilhar dois: substituir o arroz e massas brancas pela versão integral e dedicar Janeiro (e talvez precise de Fevereiro) a esvaziar o congelador e o armário alimentar.
Passar a consumir apenas massas e arroz integrais é um objectivo relacionado com a saúde da minha mãe. E se eu não começar a consumir e, dessa forma, aprender a cozinhá-los, a mudança na casa dela nunca ocorrerá. Será uma transição natural – quando acabarem as massas que tenho, o que comprar será apenas a versão integral.
Outro objectivo é parar de comprar e gastar o que tenho. Se fosse uma blogger em condições, fazia um mês de zero compras, só com orçamento para frescos e até preparava a coisa. Mas não sou e não tenho tempo ou paciência para investir em tal empreitada. Assim, fico-me pela versão light: o que comprar, tenho de vir explicar porque comprei.
A consciência de ter de me vir explicar deverá ser um suficiente dissuasor de compras de impulso. Acresce que estou muito curiosa para ver quanto gasto.
Recordo que estou a fazer apenas umas 3/5 refeições por semana o que torna a minha situação peculiar: deveria sempre gastar muito pouco e demorar mais tempo a gastar o que tenho.
As regras são:
– se tenho comida em casa, não posso gastar dinheiro comprando outra;
– a excepção serão os ingredientes para uma festa de aniversário [ainda não comprei bebidas, tostas, frescos para o pão (queijo, fiambre,…), salsichas para fazer uns salgados e acho que não falta mais nada];
– não posso comprar para fazer stock, a não ser que seja uma fantástica promoção (por exemplo, estava à expera de uma promoção Finish que não aconteceu – 7 cêntimos por dose não é promoção digna desse nome – por isso não compro);
– se tiver ingredientes do quintal para a sopa, não compro outros (mesmo que esteja a pensar na sopa xpto que não faço há tanto tempo – isso é uma desculpa para gastar, se quisesses mesmo, não estavas há tanto tempo para comprar ou fazer);
– cempercente só em produtos que realmente necessite.
https://descontos.blogs.sapo.pt/2050310.html