Mini máquina de lavar roupa

 

 

Há algum tempo pedi a vossa ajuda para tentar “encaixar” uma máquina de lavar roupa na minha cozinha. Apenas tinha um nicho de 53 cm. Descobri (com a vossa ajuda) máquinas com tampo superior, mas são mais altas e aí tenho o problema de ter um balcão de granito. 

Tenho sempre a opção de cortar o granito, mas preferia não o fazer. Optei por combinar uma mini máquina de lavar roupa com a lavandaria automática. Na lavandaria automática, gasto cerca de 5 euros por lavagem (máquina de 9kg) + secagem. Não costumo precisar de mais de 2-3 idas por mês. 

 

miniatura.JPG

 

 

A mini máquina de lavar roupa só permite lavar até 50ºC. Assim, vou à lavandaria apenas para as peças que são lavadas a temperaturas altas – lençóis, roupa interior, toalhas, panos cozinha.. – e a roupa escura ou outra que deva ser lavada a baixa temperatura (que demora mais a juntar) lavo na máquina pequena. 

 

Algumas características da máquina:

  • šPeso máximo de roupa seca: 1,5 kg
  • šQuantidade máxima de água: 13 L
  • šTemperatura máxima da água: 50ºC
  • šNão aquece a água
  • šNão tem enxaguamento automático
  • šNão tem centrifugação
  • ciclos de lavagem de 15 minutos

 

Porém, lembrem-se que aqui deve ser descontado o tempo que as máquinas precisam para aquecer a água, fase do amaciador, fase da centrifugação… 

 

1º Não esquecer a mangueira de saída

Tem de estar pendurada no suporte, caso contrário a água entra e sai direitinho para o vosso chão. 

 

2º Colocar a roupa

Preocupei-me tanto em medir 13L (para não exceder o limite) que não me apercebi que gastava colocar a roupa e depois acabar de encher até à medida que está na frente da máquina.

 3º Colocar a água

O método mais simples é colocar água (já com a temperatura que desejam) com um balde. Para mim é fácil porque o meu termoventilador está sempre entre os 40º/50º.

 

4º Colocar detergente

Coloquei em pó e desfez bem. 

 

5º Lavar

Poderá parecer que 15 minutos são pouco tempo, mas eu limito-me a rodar novamente o botão e a fazer mais um ciclo Se a água estiver muito suja, renovo-a. 

Lembrem-se que deve ser descontado o tempo que as máquinas normais precisam para aquecer a água, fase do amaciador, fase da centrifugação… 

 

6º Enxaguar

No final, tenho de despejar a água com detergente e substituir por água de enxaguamento. Aqui, tenho sentido a necessidade de fazer dois enxaguamentos para retirar bem o detergente. Tento aproveitar as águas. 

Isso implica que eu coloque a máquina num local acima do balde ou recipiente para onde vou despejar a água – funciona somente com gravidade.

Se colocasse a máquina junto a um polivan, por exemplo, bastaria deitar a mangueira de saída.  

 

Finalmente, tenho de torcer à mão. 

 

Não posso dizer que recomendo o produto ou quem o vende. Na verdade, nem tive muito boa experiência no processo de compra.

Neste momento, o maior desafio é mesmo a fase da secagem porque a roupa sai muito molhada e se precisar de ter o estendal dentro de casa, pinga muito.

Vamos indo e vamos vendo, não é assim? 

 

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/2918312.html

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version