Investir na poupança = organizar

Uma das minhas resoluções para um melhor ano 2012 era fazer um inventário do que tinha no armário dos produtos alimentares.

 

Eu tenho apenas um armário e é enorme. O problema é a pouca arrumação que tem pois tenho de colocar tudo num único local e não tenho acesso visual ao que está no fundo do armário. Resultado: produtos que expiram, compras duplicadas que não seriam necessárias (o que aconteceu).

 

 

Depois de comprar vários legumes enlatados, antecipando o aumento do IVA, tinha mesmo de me organizar. Cada armário é um armário, mas se têm o mesmo problema que eu, tente dividir o armário com prateleiras amovíveis.

 

As prateleiras podem ser feitas com uma tábua em cima de uma ou duas latas de conservas, mas as minhas foram compradas no IKEA.

 

Decidi que, dado que os produtos na parte inferior iriam ficar sem visibilidade, esse seria o sector de “armazenamento” e por cima, o que iria utilizar diariamente.

 

Na porta do armário, fica uma folha com o conteúdo e prazos de validade (geralmente apenas em ano). Se quiserem fazer a vossa, podem descarregar o ficheiro aqui e adaptar aos produtos que consumem. 

 

Passo a explicar o meu sistema: primeiro, para a folha foram apenas os produtos que foram para o armário e que estão “em quantidade”. As falhas, colmato na própria folha, à mão. 

 

As notas estão a lápis, para que possa reutilizar a folha, bastando apagar. O meu objectivo é simplificar, demasiados embelezamentos são uma perda de tempo (para mim).

 

As unidades de produto que tenho, marco com uma bola, quando consumo, corto com um risco ou apago. 

 

As indicações de validade são apenas com referência ao ano, excepto para o ano em curso, em que coloco também o mês. 

 

Assim, consegui de imediato perceber o que tenho, o que falta e o que estava prestes a passar da validade. 

 

 

 

Na parte da folha em branco, coloco ainda notas para produtos cuja data de validade está a aproximar-se em menos de 6 meses. Por exemplo, o frasco de pickles já foi para o frigorífico para começar a ser consumido. Daqui para a frente, espero nunca ter de fazer tais notas.

 

 

 

De notar que não concebi este sistema para ser o inventário exaustivo das compras do dia a dia, mas apenas dos produtos dos quais comprei maior quantidade. Sem este inventário, pela falta de espaço, nunca saberia o que tenho guardado no fundo do armário.

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/24269.html

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