Extreme Couponing – como efectuar a gestão dos cupões?

Este post é uma resposta a um desafio que coloquei ao João Manuel quando este sugeriu uma aplicação para gestão dos inúmeros vales de descontos que começam a circular. Fico-lhe muito agradecida pela sua generosa contribuição.

Para quem tem por hábito fazer compras com cupões, um dos principais problemas é a organização da lista de compras. Por um lado, não queremos deixar de usar os cupões e, por outro, também não pode acontecer comprarmos os produtos para os quais temos cupões e no final… esquecermo-nos de os entregar na caixa!…

Por isso, para que tudo corra bem, é importante que seja feito um trabalho prévio em casa: lista dos produtos a comprar organizados por supermercado e assinalar aqueles para os quais temos cupões. Fazer tudo isto de uma forma manual, tendo em conta que há produtos que se repetem frequentemente (e umas vezes têm cupão e outras não), que nem sempre se compra tudo o que está na lista e ter ainda em atenção a validade dos vales (para que não aconteça chegarmos à caixa e os mesmos terem passado de prazo no dia anterior), é de facto uma tarefa que não é simples e que pode implicar algum investimento em termos de tempo.

De modo a facilitar todo o processo, resolvi procurar um programa informático que me auxiliasse nesta tarefa e encontrei o “Remember the Milk”, que podem encontrar em: http://www.rememberthemilk.com. O “Remember the Milk” é actualmente uma das aplicações de gestão de tarefas mais utilizadas e, depois da a experimentar, vai descobrir que serve para muito mais do que facilitar a gestão dos seus cupões de desconto.

Tudo começa com um simples registo (gratuito) no site. A partir daí, pode começar a criar a sua 1ª lista de compras. Dependendo do tamanho habitual da sua lista e/ou da quantidade de cupões que tiver para gerir, pode optar por ter apenas uma única lista (em que a separação dos hipermercados pode ser feita com base numa letra inicial – “C” para Continente, “J” para Jumbo, “P” para Pingo Doce, etc.), ou uma lista independente para cada hipermercado. Depois, basta assinalar os artigos para os quais tenha cupões, colocando o valor dos mesmos, para os distinguir dos restantes.

Assim, por exemplo, se estivermos perante a linha “C – Douradinhos da Iglo 1,00”, sabemos que essa é uma compra que deve ser feita no Continente, para a qual temos um cupão de desconto de € 1,00. Naturalmente, a maneira de organizar a informação fica ao critério de cada um. Esta é apenas uma ideia.

A parte em que o “Remember the Milk” se torna efectivamente poderoso, é quando sincronizamos os dados com um smartphone Android, iPhone ou BlackBerry (caso ainda não tenha um, está na hora de arranjar um cupão de desconto de uma loja de telecomunicações e comprar), e passamos a ter todas as nossas listas devidamente actualizadas no nosso bolso. Assim, em vez de levarmos para o supermercado folhas soltas, post-it’s ou caderninhos, levamos o nosso telefone onde temos tudo organizado, com a possibilidade de irmos marcando os produtos consoante os vamos introduzindo no carro das compras e mesmo fazendo edição em tempo-real já das próximas compras (por exemplo: se encontrarmos um cupão que é válido a partir da semana seguinte, podemos registar de imediato esse artigo na nossa lista).

Uma outra vantagem desta aplicação, é o facto das listas poderem ser partilhadas entre várias pessoas (por exemplo, entre todos os membros da família). Assim, a mãe pode editar a parte dos frescos, o pai das bebidas, os filhos o material escolar e os cereais, etc.

O “Remember the Milk” tem uma versão gratuita, cuja principal limitação é o facto de apenas permitir uma sincronização por dia com o seu telefone e uma versão paga (25 dólares/ano) com sincronizações ilimitadas.

Experimentem e dêem o vosso feedback. E, caso tenham outros métodos diferentes, partilhem-nos também para que todos os possamos experimentar.

Boas compras e, principalmente… Bons descontos!

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/264641.html

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *