Eu tenho medo…

Há dias lia uma notícia sobre o uso de pesticidas em frutas e legumes. Estava relacionado com os perigos de comprar “à beira de estrada” já que essas vendas já não são feitas apenas por pequenos produtores responsáveis, que cuidam que os seus produtos têm níveis aceitáveis de produtos químicos e que os prazos de intervalo entre a aplicação e o seu consumo (que são garantia da segurança dos mesmos) são respeitados. 

 

Confesso que fui colmatando esse medo de duas formas: constante vigilância e educação para que o meu pai (agricultor para consumo da casa) utilize formas alternativas de controlo de pragas (por exemplo, chá de urtigas para o piolho) e a opção por grandes superfícies para a compra de frutas e legumes. 

 

Deixem-me explicar o porquê de achar que as grandes superfícies são mais seguras: porque me baseio no pressuposto que aí existe maior controlo. Pelo menos é esse o meu raciocínio que sei ter imensos contra-argumentos.

 

Volto à notícia. Dizia que num grande supermercado, uma inspecção havia detectado fruta que era imprópria para consumo, precisamente por violar níveis de toxicidade. 

 

Confesso que começo a considerar seriamente e a compra de fruta biológica, mesmo com os seus preços proibitivos. 

 

E fico-me por aqui, porque se começamos a falar de antibióticos em carne e peixe de aquicultura, ou níveis de chumbo em peixe pescado… enfim. 

 

Fica-se na dúvida: é seguro comer?

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/2676850.html

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *