Nem barras de cereais [Pingo Doce]
Os folhetos estão aí. Os cupões e os vales para acumular também. As promoções de 25% de 1 ou 2 dias proliferam. Mas estão a poupar? 25% de desconto é metade do preço quando com 50% desconto ou um Leve 2 Pague 1. Aliás, é menor que um Leve 3 Pague 2.
A criação de promoções com uma janela temporal pequena são uma das práticas de marketing mais elementares: cria um sentimento de urgência e faz com que as pessoas comprem mais produto e outros produtos que “aproveitamos” porque vamos gastar outros cupões.
Regra nº 1 – Comprar apenas produtos que efectivamente usam. Se, por força de uma promoção de 80% passaram a utilizar um produto que antes não compravam e que na verdade não precisam, então estão a gastar mais e não menos.
Eu não passei a comprar produtos de limpeza descartáveis porque ficavam a cerca de 90% do custo inicial. Isso seria acrescer às minhas despesas os 10% que antes não gastava.
Eu adoro pizzas Dr. Oetker, mas comprar a 10% de desconto quando antes não as comprava de todo (sou capaz de comprar 3 ou 4 por ano) é gastar mais e, no meu caso em concreto, ocupar espaço de congelação que preciso para outros produtos mais relevantes e produtos do quintal. Claramente um exemplo que evidencia que, cada casa é um caso: se compram pizzas com frequência, foi uma fantástica promoção.
Regra nº2 – Se o desconto é mínimo, compre apenas o mínimo. Um desconto de €5.00 em €20.00 é para ser utilizado para compras entre €20.00 e €21.00 (façam o trabalho de casa). € 5 em €20 Tal representa 25% de desconto. Cada euro que acrescentem aos €20, estão a diminuir o vosso desconto.
10% de desconto são irrelevantes em produtos que têm desconto durante o ano. Devem servir para acrescer a outros descontos ou para comprar produtos que NUNCA estão em promoção. Comprar um produto com 10% que na semana seguinte tem um L2P1 é, no mínimo, frustrante.
É nestas alturas que um pouco de paciência e um bom trabalho de casa compensa.
https://descontos.blogs.sapo.pt/952394.html