O kilograma de peito de peru não estava em promoção. Infelizmente a necessidade de aproveitar algum tempo livre ditou a compra. E é de aproveitar o tempo que fala este post e de uma grande amiga: a máquina de fazer hambúrgueres.
Em lojas de utilidades para a casa, já tenho visto entre os €2.90 e os €9.00. E costumam vir com os discos de papel incluídos. Os discos são importantes mas com uma tesoura, podem facilmente ser feitos com papel vegetal.
O processo é simples: um disco em cada lado, um bocadinho de carne picada no meio (dependendo da grossura desejada) e pressionar.
Tiram a tampa inferior e pressionam o mecanismo para sair o hambúrguer.
Numa hora (desde o que pegam na loiça limpa para preparar, até a pousarem no lava loiças/na máquina da loiça suja) e com 1 kilograma de peru prometo que conseguem fazer:
12 hambúrgueres (finos para grelhar, servem-se dois por refeição)
15 almôndegas (grandinhas para estufar)
1 porção de tirinhas de peru (para grelhar)
1 porção de carne picada para bolonhesa
Isto foi o que fiz hoje.
Naturalmente, o que fazem, varia de acordo com gostos pessoais e até dimensão da família. Mais sugestões no post: COZINHAR PARA CONGELAR: PERU (OU FRANGO)
Ingredientes:
1 kg de peru
3 pães secos
leite q.b.
salsa q.b.
cebola q.b.
Não aditei temperos, mas isso é uma questão de gosto pessoal. Eu usei o pão demolhado para que os hamburgueres não fiquem tão secos, mas como já os faço finos para grelhar, isso pode ser dispensado. A dica li no Organizar a Casa, mas foram surgindo outras sugestões: courgete ralada, cenoura ralada, etc.
Preparação:
- Picar o pão embeber em leite. Picar a salsa e a cebola.
REFEIÇÃO 1
- Cortar uma porção de tirinhas de carne.
- Picar carne para 1 porção de “bolonhesa” (que podem começar logo a cozinhar)
REFEIÇÃO 3
- Continuar a picar carne e misturar bem (com as mãos) com o pão, salsa e cebola. Se desejarem podem aditar temperos.
- Moldar os hamburgueres que sugiro que coloquem numa taça, ligeiramente desalinhados para ser mais fácil a separaração após congelar. Depois de estarem congelados, costumo passar da taça para um saco de congelação, pois ocupam menos espaço.
Dica para o antes: uma máquina da loiça e/ou lava loiça desimpedido, irá facilitar imenso a vossa tarefa
Dica para o depois: é vital desmontar a máquina para que fique bem lavada. Ao pressionar, há carne que fica no interior, que sem desmontar, é quase impossível lavar convenientemente.
https://descontos.blogs.sapo.pt/1021567.html