Como poupar mais?

É uma pergunta que me fazem com alguma frequência, mas não tenho uma receita milagrosa. Para mim, o sistema de investir na poupança, faz sentido. Certamente que não se aplicará a todas/os. 

 

Mas também tenho cortado as minhas despesas com uma maior consciência dos desperdícios alimentares. Já contabilizaram todas as coisas que deitam ao lixo, na vossa cozinha, ou porque deixaram estragar ou porque expirou a data de validade?

 

Também tenho, progressivamente, passado a consumir menos:

 

– menos comida processada – refeições prontas e afins;

 

– menos sumos e refrigerantes – maior uso do limoeiro;

 

– deixei de comprar pudins e outras sobremesas pré-preparadas.

 

Há pequenos gastos, que no fim do mês se tornam num valor elevado. Não quer dizer que ande a pão e água, mas (até pela minha saúde) tento evitar alguns produtos e responder aos meus desejos em unidoses. 

 

Como?

 

Não sou imune à vontade de comer um doce, um fast food e outras coisas que custam dinheiro e fazem muito mal.

 

Assim, tenho os meus truques.

 

Mostarda e molhos

 

Nunca tive uma embalagem de mostarda ou outros molhos que não tivesse expirado a validade. É raro utilizar, com excepção de aquele dia em que apetecia-me! Ou seja, se a vontade é momentânea e fica satisfeita com apenas um consumo, porque comprar uma embalagem que se vai estragar?

 

Gastei rios de dinheiro a tentar conseguir comprar um molho que fosse idêntico ao molho de batatas da MacDonalds. Deixei-me disso e não tenho qualquer problema em lá ir SÓ para comprar os molhos. E sabem o que aconteceu aos últimos 3 pacotes que estavam no frigorífico? Adivinharam: lixo.

 

Crepes congelados

 

Desde que descobri os crepes congelados que vão dois minutos ao micro-ondas e estão prontos, fiquei viciada. Agora, uso uma receita infalível de panquecas que demora 5 minutos – de princípio à boca depois de barradas com mel. Têm a vantagem de saber o que lá está: farinha, ovo e leite e não ocuparem espaço no congelador.

 

Chocolates e afins 

 

Compro apenas um. Se tiver um saco de M&M como de uma assentada. Se tiver 10, fico doente. Por isso, compro muito raramente e doses pequenas. Se pensarem bem, apetece-vos na hora da compra. Se assim é, porque comprar para uma semana?

 

Clafoutis de fruta 

 

Deixei de comprar sobremesas como pudins e afins. Agora, quando estou mesmo a querer uma coisa doce, saco da receita do clafoutis e 10 minutos depois estou alapada no sofá a comer. Uso a fruta que estiver mais madura. A banana fica tão doce que é uma decadência de boa! Mas a maçã e a pêra são as mais habituais. Quem resiste a maçã e canela? 

Coloco os ingredientes da massa no copo da varinha mágica e já está. Viro para um pirex, deito-lhe fruta e vai para o micro-ondas. Não como o clafoutis pelo valor nutricional por isso, que interessa?

 

Coca-cola

 

De vez em quando também bebo, mas compro sempre as pequenas garrafas ou pequenas latas. Se comprasse uma garrafa, bebia-a toda nos dias seguintes e assim, bebo só quando me apetece mesmo muito. Um pack de 6 mini-garrafas dura-me dois meses ou mais.

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/117175.html

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *