As desvantagens da tecnologia

No último ano tenho reflectido bastante sobre alguns produtos tecnológicos e no quanto eles vêm com algumas desvantagens em relação ao seus sucedâneos mais antigos/simples.

 

Quando pensei em adquirir ferramenta eléctrica, decidi que não iria comprar itens com bateria. Podem ser mais práticos, mas a verdade é que diminui o tempo de vida da máquina.

E nem quero falar de baterias: telemóveis, portáteis…

 

Este Natal, muitas crianças acabaram a noite tristonhas porque o seu brinquedo tecnológico não funcionava. Nos EUA foram os Hatchimals e em Portugal foi com a Nenuco Escola Feliz.

A Nenuco Escola Feliz é um brinquedo que funciona com uma aplicação para o telemóvel/tablet. O problema é que, apesar de a caixa não mencionar modelos de telemóveis e tablets específicos, essa foi a realidade com que pais foram confrontados, depois de verificar que a app não funcionada nos seus computadores. 

Basta ler os comentário da aplicação na loja Google Play para perceber a frustração. Entretanto, em 2 de Janeiro houve uma actualização da app que parece ter resolvido, pelo menos, algumas situações.

 

Pergunto-me, quantos pais, não se terão culpabilizado por não se informarem melhor e que por isso nem reclamaram? Reitero que, não estando a lista de equipamento indicada na caixa, a responsabilidade não é deles.

 

Infelizmente, os nossos conhecimentos (e mecanismos de defesa para estas situações) não acompanham os avanços tecnológicos, tornando-nos reféns dos problemas.

 

Um dos problemas é precisamente o quanto ficamos vulneráveis com equipamento wi-fi. Inicialmente eram os telemóveis, depois começamos a ouvir situações com câmaras de vigilância, até de monitorização de bebés, de televisores e até de carros (o que é verdadeiramente assustador).

 

Darren Cauthon ficou sem televisão porque não pagou um resgate. E isto vai acontecer mais vezes (Sapo 24)

 

Aprendemos a trabalhar com equipamento, que na realidade não sabemos proteger. Se recorremos às marcas, deparámo-nos com mais custos.

 

Por isso, escolher a mais recente tecnologia poderá não ser a melhor opção. No mínimo, que seja uma escolha consciente daquilo que estão a sacrificar.

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/3003041.html

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *