Informação na página Continente
Ironicamente, a marca preocupada em oferecer um saco reutilizável e em patrocionar a COP27, não oferece o pack a quem compre garrafas de vidro. Claramente está preocupada em eliminar o plástico.
através de ações de limpeza realizada em 87 países, “foram recolhidos mais itens com a marca da Coca-Cola Company do que dos dois seguintes maiores poluidores juntos”. Ou seja, em 2022 foram recolhidos mais de 31 mil produtos com a marca Coca-Cola, o dobro face ao valor de 2018.
Greensavers.sapo.pt
Já que estamos em época de compras e falamos de consciência, aproveito para apelar à consciência na compra de prendas e análise de marcas ainda na Rússia. Sei que poderão haver incontornáveis, frutos dos grandes conglomerados mas, na medida do possível, evitar quem ainda está a trabalhar na Rússia.
Sítios para consultar as marcas ainda na Rússia, com um pézinho ainda lá, ou completamente fora.
https://som.yale.edu/story/2022/over-1000-companies-have-curtailed-operations-russia-some-remain
https://www.dontfundwar.com/directory
Já reparou que há meses que não aparece uma única referência à Auchan, Leroy Merlin ou Decathlon por exemplo?
Sou ambivalente quanto à Nestlé por causa dos leites infantis. Isto porque há leites que estão associados a patologias e são o único fornecedor.
E o chamado “greenwashing”, a Coca-Cola é o maior produtor de plástico do mundo.
Sugiro que acompanhe a actriz e activista Natalie Kelly no Instagram, ela que é de origem indígena Peruana e que é muito participativa nas temáticas ambientais, aproveitando a sua plataforma de seguidores que a sua profissão lhe proporciona.
A reflexão dela a preposito da COP27:
https://www.instagram.com/reel/ClTuvIGq4mt/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Um vergonha diria eu, mas o poder está em nós, como estudei na Faculdade na cadeira de Desenvolvimento Sustentável, a expressão “Consumactor”, e determinante na mudança de atitude das marcas.
Por muito que tentem, somos nós que escolhemos onde gastamos o nosso dinheiro.
Sempre que tenho de comprar Coca-cola a pedido, compro a garrafa de vidro.
Para mim, compro uma lata de marca branca.
Com efeito, somos determinantes na mudança da atitude das marcas e isso vimos recentemente, a partir do movimento da Greta Thunberg. Mas também não podemos ser responsabilizados pelo que as marcas fazem.
Mas é óbvio que as marcas seguem o consumo. Se toda a gente comprasse as garrafas de vidro, eles só venderiam as garrafas de vidro.