Costumo alertar que a poupança não é uma corrida de velocidade mas uma maratona, em que vamos tendo tempo para testar métodos, corrigir, escolher o que resulta connosco, implementar hábitos e mudar de atitudes perante o consumo.
Costumo, igualmente, recomendar que o primeiro passo seja escolher uma fonte de despesa que consideram que é excessiva e/ou desnecessária, que desejam reduzir ou eliminar.
1)
Para mim, o primeiro ponto a atacar foi o desperdício alimentar.
Num dia, tirei tudo dos armários, coloquei de parte o que havia passado o prazo de validade e fiz as contas ao produtos – mais de €50 euros. Na altura, ainda não estava bem informada sobre os riscos ou a ausência deles em consumir fora do prazo de validade e por isso foi tudo para o lixo.
Os passos seguintes, ao longo dos anos, passaram por: aprender a congelar (sim, tem uma curva de aprendizagem), usar o que tinha, ser mais consciente no que comprava, reduzir/eliminar a compra de comida processada, aprender a cozinhar para o congelador/em quantidade, fazer coisas de raiz…
Há quanto ando nisto? Vejam a idade do blog. Mas batalha a batalha, passo a passo, sinto que estou a vencer.
2)
Outra fonte de despesa considerável sempre foram os almoços na restauração, junto ao local de trabalho, que me levavam parte do rendimento e que tiveram um impacto muito negativo na minha saúde.
Mais uma vez, uma curva de aprendizagem: descobri que não precisava de fazer comida especial-de-corrida-para-marmitas, mas simplesmente cozinhar a mais, para sobrar. Fiz algum investimento em recipientes e garrafas térmicas e reduzi as minhas refeições na restauração a um mínimo muito aceitável.
Em suma,
este post poderia ser sobre roupa, sobre livros, sobre os mil-e-um acessórios que comprava para as minhas sobrinhas.
Escolham uma fonte de despesa que desejem alterar e concentrem os vossos esforços nela. Provavelmente descobrirão que a nova atitude, irá ajudar-vos noutros gastos.
Posso ser curiosa e perguntar qual é/foi a vossa primeira despesa a atacar?
https://descontos.blogs.sapo.pt/3455647.html