Os picos da doença
As instituições públicas já são bastante boas a prever picos de gripe e o aviso está feito: a partir da próxima semana, ele começa.
Antes dos picos da gripe, eu já estou vacinada.
Evitar os serviços de urgência (estão cheios de doenças)
A arma nº 1 é água+sabão: lavar as mãos com frequência, quando estamos fora de casa e podemos tocar em objectos (por exemplo puxadores de porta) infectados. E claro, evitar pessoas infectadas.
Depois temos a linha www.saude24.pt, para aconselhamento telefónico, que encaminhará para o serviço de saúde mais adequado.
Já foram alargados os horários de atendimento em diversos centros de saúde. Ver lista aqui.
Medicamentos em casa
O que aprendi é que cada gripe/constipação é diferente. Uma ataca mais o nariz, outra a garganta. O importante é utilizar o medicamento com o princípio activo mais indicado para esse problema, em vez dos anti-gripais cuja composição pode ficar aquem das necessidades e que podem ter ingredientes “estimulantes” (por exemplo cafeína) que apenas mascaram os sintomas.
Assim, o que fiz foi questionar o meu médico quando aos medicamentos que deveria ter em casa para um SOS constipação/gripe: paracetamol, anti-histamínico de 2ª geração (não provoca sonolência) e spray nasal (água de mar).
https://descontos.blogs.sapo.pt/3253461.html