Solidariedade em Movimento: o poder das doações comunitárias

Num dia, os seguintes objectos mudaram de casa, de uma casa onde já não era necessários, para a casa onde eram necessários:

  • um electrodoméstico
  • os acessórios em falta desse electrodoméstico
  • um vestido
  • um saco com lãs
  • vasos de exterior

Tudo começou com a avaria de um eletrodoméstico. Pedi um novo no grupo de doações e, durante o jantar, alguém ofereceu o que eu precisava. Algumas pessoas ajudaram a juntar-nos, mas a oferta tinha peças em falta. Logo apareceu quem oferecesse os acessórios. Neste momento, continuo a jantar.

Depois do jantar, vejo isto e fico de coração cheio. Procurei nos perfis das doadoras algo que precisassem e que eu tivesse. Uma delas precisava de lãs, e eu tinha várias numa caixa, paradas à espera de mãos que as trabalhassem.

Mas primeiro, liguei a uma amiga para confirmar se a minha sobrinha não precisaria de alguma das lãs. Não precisava. Perguntei então sobre um vestido que estava numa mala de roupas abandonada. Ela quis o vestido.

No final, a amiga perguntou-me se eu queria vasos para o pátio. Claro que sim!

Este dia foi um lembrete do valor da solidariedade e da importância de partilhar o que já não nos serve. Graças ao grupo de doações, objetos que estavam parados, encontraram novos lares onde são necessários, e eu tive a oportunidade de ajudar e ser ajudada.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *