Nos últimos dias, temos assistido a um aumento preocupante das infeções por gripe A e COVID-19 em Portugal, sendo o subtipo H3N2 da gripe A o principal responsável. Esta variante, especialmente perigosa para os idosos, está associada a um aumento significativo da mortalidade.
Para combater essas ameaças, Portugal está a alargar o âmbito da Campanha de Vacinação Sazonal Outono-Inverno 2023-2024, visando incentivar a população vulnerável a receber as vacinas contra a gripe e a COVID-19.
Mas, afinal, quem pode e deve vacinar-se?
Quem Pode Receber a Vacina Gratuitamente?
A vacinação contra a gripe e a COVID-19 é gratuita para a população mais vulnerável, abrangendo:
Vacinação contra a gripe:
- Pessoas com 60 anos ou mais.
- Pessoas com idade entre os 50 e os 59 anos, que desejem ser vacinadas após uma avaliação individual de benefício-risco.
- Pessoas com mais de 6 meses de idade residentes ou internadas por períodos prolongados em lares, instituições de saúde ou com determinadas doenças crónicas.
- Grávidas.
- Profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde, bombeiros em contacto direto com idosos, profissionais de estabelecimentos prisionais e profissionais em contacto com residentes ou internados por períodos prolongados em instituições de saúde.
Vacinação contra a COVID-19:
- Pessoas com 60 anos ou mais.
- Pessoas com idade entre os 18 e os 59 anos, que desejem ser vacinadas após uma avaliação individual de benefício-risco.
- Pessoas com idade entre os 5 e os 59 anos com doenças de risco.
- Grávidas.
- Profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, instituições similares, Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e estabelecimentos prisionais.
- Profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados), estudantes em estágio clínico e bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes.
Onde Posso Ser Vacinado?
A vacinação está disponível em diversos locais, desde Agrupamentos de Centros de Saúde a farmácias aderentes. Seja nos centros de saúde, farmácias ou até mesmo em domicílio, a escolha do local de vacinação é ampla.
Farmácias: Simples e Acessível
Falando em farmácias, estas desempenham um papel crucial na vacinação. Todas as pessoas com 50 anos ou mais (para a gripe) e 18 anos ou mais (para a COVID-19), sem histórico de reações adversas graves, podem receber as vacinas gratuitamente na farmácia. E, a melhor parte, não é necessário ter uma receita médica, apenas o Cartão do Cidadão.
Como Agendar a Vacinação?
Para tornar o processo ainda mais fácil, pode agendar a sua vacinação através da plataforma de agendamento das farmácias portuguesas. Receberá um SMS de confirmação 24 horas antes da data marcada. Se a plataforma não estiver disponível na sua farmácia, pode agendar diretamente no balcão ou por telefone. Embora o agendamento não seja obrigatório, é altamente recomendado.
Simultaneidade na Vacinação: Uma Opção Conveniente
Uma dúvida comum é se é possível receber as vacinas da gripe e da COVID-19 ao mesmo tempo. A resposta é sim. A administração simultânea é permitida, eliminando a necessidade de esperar entre as duas doses. No entanto, se preferir, pode optar por espaçar as vacinações sem restrições específicas para essas duas vacinas.
Proteja-se e proteja os outros – vacine-se contra a gripe e a COVID-19. A sua saúde agradece, e juntos, podemos enfrentar esses desafios sazonais com maior resiliência.