Poupança do dia: Combate ao desperdício alimentar

Sabiam que os dados oficiais, referentes ao ano de 2020, indicam que nesse ano foram desperdiçadas em Portugal 1,89 milhões de toneladas de alimentos, significando que cada português desperdiçou, em média, 183,6 kg de alimentos?

São números assombrosos, não é verdade?

No dia a dia, é fácil cair na armadilha do desperdício alimentar, especialmente quando se trata de produtos frescos como a alface. Este é um problema que afeta não apenas a nossa carteira, mas também o ambiente

O Desafio de Combater o Desperdício

O maior obstáculo muitas vezes é a nossa própria inércia. No meu caso, confesso que já deixei alfaces se estragarem por não as ter lavado a tempo. Abro o frigorífico, mas a alface não está lavada e eu tenho pressa (ou preguiça). Resultado, vou adiando o consumo até se estragar, total ou parcialmente.

Ao lavar a alface imediatamente após a compra, estou a garantir que ela permanece fresca e pronta para ser consumida a qualquer momento. Este simples acto não só combate o desperdício, mas também representa uma poupança financeira considerável ao longo do tempo.

E mesmo aquelas folhas exteriores, mais duras ou partidas, são imediatamente congeladas para a próxima sopa.

A alface é uma das hortaliças mais descartadas, contribuindo significativamente para o desperdício alimentar. Estatísticas recentes revelam que aproximadamente 30% das alfaces compradas são desperdiçadas, um número alarmante que merece a nossa atenção.

Cada um de nós pode fazer a diferença, e juntos podemos reduzir significativamente o desperdício alimentar.

A poupança está nas nossas mãos – e nas nossas saladas!

2 thoughts on “Poupança do dia: Combate ao desperdício alimentar”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version