Sobre recomendações de produtos e favoritos

Olá Cristina. No passado já escreveu sobre algumas das suas estratégias para poupar no supermercado (aproveitar promoções, comprar em quantidade e produtos de marca branca, etc.), mas gostava de saber que produtos não dispensa comprar “de marca” e se faz distinção entre as várias marcas de alguns hipermercados (produtos É vs. produtos Continente). Obrigado

Bom dia,

A sua pergunta é muito pertinente, senão fundamental. Confesso que tenho evitado publicar sobre este tópico porque a resposta não é simples.

Recentemente, alguém me sugeriu o detergente líquido para máquina da louça do Continente, um produto que já comprei anos atrás e não gostei. Outro fator a considerar é que as marcas brancas mudam de fornecedores e, por isso, a sua qualidade pode variar.

Ainda que tenha marcas de preferência, muitas vezes a minha escolha está mais relacionada com questões de sustentabilidade ou apoio a marcas portuguesas do que com outros fatores como o preço, obviamente.

Também tento evitar recomendações de produtos específicos, pois a minha experiência é limitada e pode não ser representativa da qualidade geral de um produto. Por exemplo, há hipermercados que pela distância não uso e, por isso, não conheço os produtos deles.

Vou partilhar consigo outro exemplo que ilustra o meu dilema. A minha máquina de lavar louça tem apresentado diversos problemas e já deixou de funcionar mais do que uma vez. A situação resolve-se quando utilizo pastilhas Finish e faço a limpeza com os produtos adequados. No entanto, durante anos, usei pastilhas EcoLabel da Sun. Suspeito que o problema possa estar nas pastilhas, mas esta é apenas uma impressão. Não posso afirmar na minha plataforma que as pastilhas SUN e/ou Ecolabel não lavam bem, que deixam resíduos nas máquinas e que a Finish é melhor. Não sou técnica e não sei, verdadeiramente, qual é o problema da máquina.

Estas são as diversas razões que me têm levado evitar publicar recomendações de produtos. Claro que tenho os meus favoritos, mas isso não significa necessariamente que têm a melhor relação qualidade/preço, e por isso sinto-me inibida a publicar.

Agora, em nome da transparência e dando a resposta directa à sua pergunta, partilho algumas das minhas preferências que, podendo não ser as melhores, pelo menos são as mais honestas:

Bebidas e Alimentos:

  • Café Delta solúvel – prefiro-o porque é uma marca portuguesa; só compro em promoção.
  • Café com chicória Lidl – acho-o saboroso; tenho Tofina em casa, mas não acho que se compare ao produto do Lidl, em termos de aroma e sabor.
  • Arroz branco – só compro arroz produzido em Portugal, independentemente da marca.
  • Arroz integral – costumo comprar de marca branca, sem grande preferência.
  • Maizena – só Maizena.
  • Atum: só compro atum natural, o preferido é o Bom Petisco, mas está tão caro que não se justifica; tenho comprado Minerva ou Homem do Leme ou ainda Lidl (da conserveira Poveira), de acordo com as promoções.
  • Iogurtes: faço em casa e quando compro não tenho preferências pois geralmente são os naturais, para fazer outros em casa.
  • Vinagre – de garrafa Oliveira da Serra ou Gallo (dependendo da promoção).
  • Ovos – ovos de galinhas criadas ao ar livre por razões éticas; costumo comprar Matinados ou qualquer outra marca branca que esteja em promoção (os do Lidl costumam ter promoções).
  • Farinha – produzida em Portugal, a preferida é Espiga, mas costumo comprar do Continente (cereais nacionais) por causa do preço.
  • Aveia – marca branca, geralmente Lidl.
  • Sal – fiel ao Vatel.
  • Óleo – fiel ao Fula.
  • Azeite – só compro azeite 100% nacional; costumava comprar Gallo ou Oliveira da Serra, mas os preços aumentaram. Tenho gostado muito dos azeites Moura DOP, que compro em garrafão, geralmente com o cupão de 5€ do Continente.
  • Pasta de dentes – Jordan, por razões de sustentabilidade, mas uso outras se me forem oferecidas em experimente grátis, para poupar dinheiro.
  • Leguminosas secas – compro na feira, a granel.
  • Leguminosas em conserva – marcas brancas, o que estiver mais barato.
  • Massas – só compro integrais, prefiro as do Pingo Doce.
  • Aletria – fiel à Milaneza.
  • Adoçantes – fiel a Canderel.
  • Açúcar – o que estiver mais barato.
  • Molhos – só compro um: molho de alho do Lidl.
  • Leite e manteiga – de pastagem dos Açores; leite Terra Nostra (quase sempre) e manteiga de marca branca (geralmente do Continente).
  • Bolachas – tento evitar comprar, por causa do plástico, mas as minhas preferidas são as de canela do Pingo Doce que considero superiores às originais da Cuétara.

Produtos de Limpeza e Higiene Pessoal:

  • Detergente para a louça manual – sacos Lidl (ecolabel).
  • Detergente para a louça máquina – Finish (sempre foi, com excepção ao momento em que passei para Ecolabel); apesar de ter experimentado algumas marcas brancas que são aceitáveis, nunca experimentei nenhuma que fosse equivalente (mas não tenho comprado marcas brancas ultimamente, por isso a minha afirmação é apenas uma impressão pessoal).
  • Detergentes de limpeza – apenas lixívia, vinagre branco (qualquer marca) ou gel sanitário ecolabel do Continente.
  • Papel higiénico – reciclado; para mim o Lidl tem a melhor qualidade/preço.
  • Detergente lava tudo – eu não compro, mas comprava para casa da minha mãe e considero os do Lidl muito superiores a qualquer outra marca branca.
  • Lixívia delicada – Gosto da Neoblanc Gentil, mas estou fã da versão do Minipreço. A do Lidl também é boa, mas não gosto da do Continente.

Aliás, em relação à qualidade dos produtos de marca branca, a minha opinião é que os do Lidl são os melhores, enquanto os do Continente são os piores. Contudo, lembre-se que estas são apenas as minhas impressões pessoais e que o melhor é sempre experimentar e formar a sua própria opinião.

Espero que esta partilha lhe seja útil e agradeço a sua pergunta. Até à próxima!

19 thoughts on “Sobre recomendações de produtos e favoritos”

          1. Obrigada Cristina. Nunca reparei nesse por incrivel que pareça. A ver se da proxima vez o vejo por lá

          2. Há um bónus, ou espero que ainda seja assim.
            A Floralys entrou no meu radar depois de uma reportagem numa empresa – Pampilar – que fazia, entre outros produtos, papel higiénico. A reportagem era sobre o facto de a empresa partilhar lucros com os trabalhadores.
            Viam-se paletes de Floralys nas imagens que passaram do armazem.

            https://aventar.eu/2012/11/16/pampilar-nao-e-so-papel/

  1. José Filipe

    Obrigado pelo post e pelas recomendações Cristina (®). Sou muito curioso sobre os critérios que as pessoas usam para as compras no e foi muito interessante perceber que o fator preço é muito importante para si mas não é o único, e que com algum planeamento é possível apostar em produtos com melhor qualidade e preços acessíveis.
    No meu caso gosto de aproveitar em promoção o atum Minerva natural (muito superior às marcas brancas) e o arroz agulha Bom Sucesso. Descobri o arroz através deste artigo (https://eggas.pt/2021/07/06/o-arroz-carolino-portugues-que-nunca-provamos/) embora seja caro mesmo em promoção.
    Tenho um gato com gostos muito “apurados” e que só come ração seca Perfect Fit (qualquer sabor). Para esta marca estou atento às promoções nos hipermercados (Continente, Pingo Doce, Auchan e El Corte Ingles) onde aparecem promoções superiores a 50% em sacos de 2.8 Kg. Também uso pellets (o Intermarché tem em stock sacos de 10 Kg durante todo o ano) em vez de sílica/areia pois fica muito mais barato apesar de que não controle tão bem o odor.
    Por último fiquei rendido às pastilhas de lixívia. Muitíssimo mais baratas e aproveito uma embalagem antiga de detergente de roupa para fazer quatro litros de cada vez quando antes comprava garrafões de dois litros.

    1. Quanto a gato, tenho de admitir que posso não estar a fazer a melhor compra, mas explicação é demasiado longa e emocional para ser útil.

      Neste momento é Royal Canin para ração seca, Lidl peixe branco para ração húmida (ele não gosta de outras e eu tentei bastantes, acredite) e verdinhos, de vez em quando.

      A areia, compro a mais barata, até porque ele quase não a usa porque tem acesso ao quintal.

      Ainda bem que falou das pastilhas da lixívia porque eu esqueci-me de as mencionar e também fiquei fã, depois da oferta do Pingo Doce.

      Votos de um bom domingo e obrigada por me ter desafiado para este post. Agora que o fiz, acho que era necessário.

  2. Devia ter esperado por este post. Há 1 semana comprei o det de loiça liquido para a maq de lavar loiça de marca continente e é horrivel, fica tudo mal lavado.
    Ja estou a ver que terei que voltar ao finish ao SUN (também gostei bastante)

  3. Este tema considero-o bastante interessante.
    E gosto desta partilha de produtos e de argumentos para o comprar.
    Em relação aos produtos de marca branca sinceramente não considero que haja grandes diferenças entre os diferentes supermercados.
    Gostava de deixar um produto que até ao momento me tem agradado bastante.
    Sabonete do Continente é produzido em Portugal, tem três variadades: lavanda, amêndoas doces e limão. É um pouco maior do que estava a usar antes, este tem 150g. Ultimamente nem sempre o encontro disponível no supermercado.
    Obrigada por todo o trabalho e partilha que faz sobre poupança (economica e ambiente). Tem sido uma inspiração para mim e já me fez refletir várias vezes sobre as minhas escolhas e comportamentos. Obrigada!!

  4. Ola Cristina
    Partilho grande parte das sua preocupações, por isso vou partilhar também as minhas angustias, neste caso com respeito à farinha de trigo, pois faço muita coisa em casa e uso muita farinha.
    Quando diz:
    Farinha – produzida em Portugal, a preferida é Espiga, mas costumo comprar do Continente (cereais nacionais) por causa do preço.
    Comprava Espiga à Moagem Lusitana, mas com o aumento dos preços, Tive de procurar alternativas.
    Movida pela publicidade foi ao continente comprar a “Farinha portuguesa”, mas ao reparar no rotulo percebi que apesar da referencia à produção nacional, não indicava qual era a moagem que a produzia, alem de que o trigo não era nacional, como a publicidade me tinha induzido.
    Foi informa-me, as moagens nacionais importam grande parte dos cereais, a produção nacional é mínima e a qualidade da farinha é conseguida com uma mistura de cereais de varias proveniências, um blend, semelhante ao café.
    Assim, neste momento a minha escolha para a farinha de trigo, é a do Mercadona, é mais barata, é produzida pela Ceres e esta informação é clara no rotulo. Sinto-me menos “enganada”
    Beijinhos e muito obrigado pelas suas partilhas

    1. Minha cara, muito obrigada e vou já investigar isso.
      Aliás, parece que fez o meu trabalho de casa porque tenho um Mercadona perto… mais perto que o Continente.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Exit mobile version