Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho) é uma data que procura incentivar a conscientização e a acção mundial para a proteção do meio ambiente.

Todos os anos, o Dia Mundial do Meio Ambiente é organizado em torno de um tema para chamar a atenção para uma área particularmente premente de preocupação ambiental.

O Dia Mundial do Meio Ambiente de 2023 tem como tema soluções para a poluição plástica, com o mote #CombataAPoluiçãoPlástica

Todos nós temos momentos na vida onde as circunstâncias nos impedem de agir da maneira que gostaríamos. Neste momento, tenho uma responsabilidade que requer muito tempo e energia. Às vezes, isso significa fazer escolhas que não são as ideais do ponto de vista da sustentabilidade. Mais, são escolhas que não se alinham com os meus valores, o que faz com que me sinta muito culpada por não fazer “melhor”.

É o caso do plástico descartável que voltou a entrar em minha casa, em quantidades muito superiores ao que eu desejaria.

Por isso, estou a tentar concentrar-me nos pequenos passos:

  1. Reutilização: Angustia-me o acumular de embalagens de plástico descartáveis que estou a acumular da compra de peixe. Por muito que peça, por muito que leve as minhas caixas, as funcionárias não compreendem e, se não há caixas, há sacos dentro de sacos.
    Tenho várias e preciso de encontar formas de as reutilizar. Mas mais importante, evitar que entrem em minha casa.
  2. Reciclagem: Sempre fiz reciclagem e, porque tenho contentores do município, com recolha porta a porta, posso aproveitar ao máximo esse recurso.
  3. Compras conscientes: Quando for possível, quero comprar itens com menos embalagens de plástico ou outro material descartável. Por exemplo, mesmo quanto tenho de recorrer a entregas ao domicílio, prefiro o Minipreço, porque agrupam todas as compras num saco, em vez de multiplicar por sacos para dividir os produtos por categoria (por vezes, vários sacos com 1 ou 2 produtos), como faz o Continente.
    Mas é também optar por produtos com menor impacto ambiental, seja pelo produto em si, seja pelo embalamento.
  4. Produtos a granel: Eu tenho acesso a alguns pontos de venda a granel: peixaria, talho e frutaria, mas ter de fazer várias deslocações em vez de apenas uma é complicado, em alguns momentos.
    Mais, no peixe, isso é um peso significativo no meu orçamento, porque tenho tentado aproveitar todas as promoções e os preços da peixaria são bastante mais elevados. Mas tenho de planear melhor as saídas e o stock, para me permitir voltar aos meus consumos de granel, que até já eram bastantes bons [antes de covid e hóspede em casa :)]
  5. Reduzir o desperdício de alimentos: Eu já planeio bastante as refeições, de forma a evitar desperdício alimentar, mas com o verão, o risco de fruta a estragar-se é maior, o que implica cuidados redobrados.

Quando me sinto mais desmotivada, tento Lembrar-me que cada pequeno passo conta. Não se trata de ser perfeita, mas de fazer o melhor que posso nas circunstâncias em que me encontro. E que a minha consciência sobre o assunto já é um grande passo.

O blog está cheio de exemplos desses pequenos passos, seja na reutilização, seja nas compras conscientes, mas hoje queria escrever sobre o que não está a correr bem, para que não se esqueçam que eu sou imperfeita, muito imperfeita. Sou simplesmente mais uma humana a tentar fazer melhor, como vós.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version