Batalha com o bolor da humidade nas paredes e tectos: Uma jornada pessoal

Como tantas casas por aí, também eu estou a lutar com manchas de bolor nas paredes e tectos.

O bolor de humidade é um problema comum em muitas casas, especialmente num inverno particularmente chuvoso, como o que tivemos. Se também estão com bolor nos tectos e paredes… não estão sozinhas/os.

Este fungo pode causar uma série de problemas de saúde, como alergias, asma e até mesmo problemas respiratórios mais graves. Por isso, é um problema a resolver

Neste blog post vou compartilhar a minha jornada pessoal, os produtos que tenho utilizado e os problemas com que me deparei. Porém, aviso já que não tenho soluções milagrosas. Este é um relato honesto da minha experiência pessoal ao longo dos anos.

Causas do bolor nas paredes

As causas mais frequentes do bolor nas paredes e tectos são: infiltrações e condensação.

As infiltrações são um problema óbvio que não carece de explicação. Já a condensação, ocorre quando o vapor da água presente no ar (por exemplo de cozinhar ou banhos) entra em contacto com as paredes e janelas frias, transformando-se em água líquida/gotículas.

Ora, os fungos adoram ambientes quentes e húmidos.

Por isso, temos bolor nas superfícies mais frias: tectos, portas, janelas e/ou onde há mais vapor como a cozinha ou casa de banho. Ou, pelo menos, é essa a minha experiência pessoal.

Como prevenir a humidade e o bolor nas paredes e tectos

Quando o problema é a condensação, os métodos para para prevenir o bolor, passam por remover a humidade do ar e isso pode ser feito com desumidificadores, arejando a casa e/ou diminuindo a diferença de temperatura entre o interior e o exterior.

Por outro lado, podemos prevenir o bolor com tintas antifúngicas ou aditivos antifúngicos para tintas.

Métodos que testei e utilizei para eliminar bolor das paredes e tectos

Lixívia diluída

Ao longo dos anos, testei diferentes graus de diluição de lixívia em água para lavar bolor de tectos e paredes, mas sempre com danos para a tinta (ver resíduos de tinta no pano é uma boa pista). Tentei borrifar, mas a aplicação não era uniforme (um problema comum na utilização de soluções com borrifador.

Água Oxigenada (1 parte de água oxigenada + 8 partes de água

Esta “receita” para um tratamento caseiro, que não fosse tão agressivo como a lixívia, foi uma dica de uma leitora (obrigada, Júlia) e fucionou bastante bem.

Apliquei com panos (farrapos), sendo que tecidos de toalhas funcionam muito melhor. Há que mudar a água com frequência e lavar os panos, mas não é difícil fazê-lo apenas com água.

Não conseguiu limpar danos de anos (culpa minha) mas tem excelentes resultados.

Não utilizei qualquer filtro para editar a foto e tive o cuidado de tirar a segunda foto assim que limpei a secção para não haver grandes mudanças na luz. 

Gel sanitário

A dica não é minha, mas da Assunto Arrumado no Instagram. Por acaso (a vida tem destas coisas), descobriu que o gel sanitário do Aldi era excelente para limpar manchas de bolor nos tectos. Não é preciso esfregar, basta aplicar e aguardar que faça efeito.

A foto não é das melhores, mas  penso que ilustra os bons resultados. Tentei fotografar a diferença no tecto, mas não consegui se se visse bem na foto.

Não resolveu numa zona com manchas mais profundas, mas na generalidade, parece-me funcionar bastante bem.

Para mim, existe um bónus acrescido que é o facto de ser um gel e por isso não pingar tudo por cima de mobília, como acontecia, quando usava água com lixívia ou com água oxigenada.

Removedor de bolores e fungos UHU

Depois de ter comentado sobre a minha batalha com o bolor em tectos e paredes, várias pessoas me recomendaram um produto da UHU. Existem duas versões, uma com cloro e outra sem cloro. Eu experimentei com cloro e os resultados são imediatos.

Infelizmente, a médio prazo começam a ver-se os danos na tinta. Mas para utilizar em janelas, postigo e portas de alumínio lacado, é o meu preferido. Uma aplicação e está resolvido, a longo prazo.

Outras/os leitoras/es recomendaram outras marcas semelhantes como Siri ou CIF Bolores.

Mesmo no tecto, o resultado a longo prazo (anos) é evidente: só apliquei no inverno de 2021 e podem ver que continua a ver-se a diferença.

Parei de utilizar porque começou a “puxar” a tinta do tecto. Mas isso não é culpa do produto, mas do facto de ter sido pintado sem primário (um diagnóstico que tem adiado a pintura… simplesmente não estou para lidar com isso, neste momento).

O problema volta a ser a aplicação com borrifador, de um produto que é mais espuma que outra coisa e que é muito difícil de aplicar em tectos.

Mas é inquestionável que funciona. Na primavera de 2021 fui a uma parede exterior de uma casa vizinha com muito verdete. Apliquei um pouco, num canto, para testar na tinta. Não houve quaisquer danos e até hoje, há uma mancha limpa, nesse local.

Qual é o melhor?

Depois de apresentar os resultados obtidos com cada método, imagino que a questão é: “qual o melhor”?

Infelizmente, todos têm os seus prós e contras, como descrevi.

Os meus planos estão muito ligados a problemas só meus – infiltração que tenho de resolver com quem me substituiu o telhado (antes de pintar) e uma má aplicação de tinta num tecto, para a qual irei procurar aconselhamento numa loja de tintas.

Sem precindir, continuo com problemas noutras áreas, e nas próximas semanas o meu plano é o seguinte:

  • Produto UHU: nos locais em que já estraguei a tinta (perdida por 10, perdida por 1000), janelas e postigos;
  • Aditivo antifúngico para tintas (aceitam-se sugestões): como já tenho tinta, vou optar por um aditivo, quando voltar a pintar.
  • Mistura de água oxigenada: para paredes, por ser de mais fácil aplicação e menos agressivo para a tinta, que as outras opções.

Em resumo, prevenir o bolor é a melhor opção. Quando isso não é possível, há vários métodos que podem ajudar a eliminá-lo. Experimente diferentes opções para ver qual funciona melhor na sua casa, mas sempre com cuidado ao manusear produtos químicos.

6 thoughts on “Batalha com o bolor da humidade nas paredes e tectos: Uma jornada pessoal”

  1. Eu também utilizo em alguns locais. Aliás, tenho de comprar uma embalagem para começar a atacar os pontos de bolor, agora que o tempo está a melhorar.

  2. Sofia Marques

    Na minha casa anterior usava lixívia diluída para aplicar na parede. Fiquei com alguma tinta a descascar. Cheguei inclusivamente a experimentar produtos com anti-fungicos, mas nenhum resultava tão bem como a lixívia (era o que retardava mais o aparecimento do bolor).
    Depois descobri a lixívia em gel e na casa atual é só o que uso. Uso para o teto da casa de banho e paredes aplicando o produto com um esfregão (tipo os da loiça). Não tenho tinta a descascar e pelo menos na casa de banho já fiz mais que uma limpeza. Porque a embalagem tem o “biquinho” é também o meu produto de eleição para aplicar entre azulejos do chão, paredes ou ao rés das janelas.

  3. Boa tarde Filipe,
    na casa de banho, nas juntas de azulejo, a melhor opção é mesmo o gel sanitário, por ser tão mais baratos que as outras soluções.
    No tecto, tenho receio que danifique a tinta, porque aconteceu comigo.
    Mas realmente, independentemente do produto, o melhor é não esfregar para não espalhar fungos… pelo menos é o que dizem os especialistas. 🙂
    Não consegui muito bem aplicar com a mopa no tecto, pelo menos não de forma uniforme. Tive de usar panos (farrapos). Panos que vão acabar no lixo, por causa da concentração de cloro… fica o alerta.

  4. Boa tarde Vania,
    eu também tentei abrir o UHU e colocar noutro borrifador, mas sem sucesso. Saía líquido, mas em gotas muito grandes que só serviam para molhar o chão. Depois optei com uma mopa, mas no tecto não consegui aplicar de forma consistente.

  5. José Filipe

    Obrigado pelas dicas Cristina.
    Estou numa casa arrendada e há uns três anos que apareceram algumas manchas de bolor num dos quartos, parecidas com as da primeira fotografia mas em muito menos quantidade. Na casa de banho só começaram a aparecer neste inverno e em vez de manchas, parecem pequenas bolinhas. Dos produtos que descreveu estou curioso com o gel sanitário do Aldi por ser em gel, poder espalhar diretamente num pano na mopa e por não pingar. Quando escreve que não é preciso esfregar quer dizer que basta aplicar na mopa e passar nas zonas com bolor?

  6. Apenas uso o cif bolores e após ter o mesmo problema com o produto a escorrer decidi uma vez abrir o frasco e ir colocando na mopa. Resultou muito bem, e acho que ainda poupei produto. Aproveito sempre para comprar em promoção. De referir também que só faço esse procedimento num dia em que está sol para poder abrir todas as janelas quer para secar quer para nao intoxicar com o cheiro.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Exit mobile version