Invoco em minha defesa que sou uma totó na matéria, como demonstrarei com as dicas. Porém, julgo que este post poderá ser um excelente ponto de partida para obter o generoso contributo de quem lê e é mais entendida/o que eu.
Quando me rendi (ou fui rendida) ao meu primeiro smartphone, gastava imenso dinheiro em dados. Na verdade, chegava a ter de reforçar com aditivos. Como não percebia nada do assunto, achava que era só o download dos emails do trabalho (praticamente, a minha utilização de internet reduzia-se a isso) que levava a isso. Era surreal.
Depois percebi os meus erros…
Dica nº1 – Saber o que gasta o quê
Primeiro, eu não fazia ideia em que traduzia um pacote de 100Mb no telemóvel. Isso dá para o quê? Aparentemente, segundo este calculador, isso daria para:
- 3333 emails sem anexo (cerca de 30kb/cada)
- 4 horas a “surfar na net”
- 5 horas no Facebook (sem vídeos)
- 6 vídeos no Youtube com cerca de 4 minutos/cada
- cerca de 1 hora no Google Maps
Juro-vos que, enquanto faço este post, estou a aprender alguns destes gastos. Fica provado que, para quem utiliza determinadas redes sociais, o melhor é optar por um tarifário que não as inclui nos gastos, tipo Yorn.
Na verdade, se soubesse que o pacote que tinha daria para 3000 emails, teria percebido de imediato que era impossível eu ter os gastos que tinha.
Dica nº2 – Conhecer o telemóvel e as suas manhas
A minha utilização do telemóvel em casa era mais lúdica, nomeadamente a ouvir podcasts e músicas ou programas no Youtube.
Em casa, naturalmente julgava estar a utilizar o wifi, não me apercebendo que em determinadas divisões o telemóvel não captava bem o sinal e passava a utilizar dados.
E por falar em podcasts, demorei um bom bocado a compreender que era preciso activar uma funcionalidade do telemóvel – apenas transferir a partir do wifi – para que não houvesse consumo de dados, estando eu fora de casa, assim que houvesse um novo episódio.
E que dizer do messenger? Ligar o messenger para o utilizar como tipo SMS e deixá-lo aberto (porque se esqueceram, foram distraídos por alguém a solicitar a vossa presença, etc…) é má ideia, no que respeita ao consumo de dados.
Dica nº3 – Em caso de dúvida, desligar
Francamente, a minha opção foi ter o 3G desligado por defeito e só o ligar quando saio de casa e tenho necessidade de me manter o email contactável.
[uma nota: enquanto fazia este post, os biscoitos de amendoim queimaram-se]
https://descontos.blogs.sapo.pt/2902185.html