Nos frescos, é muito raro aparecerem promoções fortes, quando acontecem é para aproveitar. Mas porque as promoções são escassas e de baixo valor, é ainda mais importante planear refeições de acordo com estas, de forma a aproveitar todas as promoções possíveis.
Planear menus não é assim tão complicado como possa parecer. Há diversos métodos, uns mais organizados que outros (alguns posts anteriores) e as estratégias tão diversas como as rotinas de quem as faz.
O meu método é altamente desorganizado. Planeio as refeições, mas raramente com a antecedência que seria desejável. Isso será colmatado num ficheiro que criei para ir colocando as refeições por ingrediente principal.
Ex: atum
> batatas cozidas com atum
> legumes cozidos com atum
> lasanha de atum
> empadão de atum
Ou seja, receitas do dia a dia, aquelas que já fazemos na rotina. Nada de receitas a testar, apenas o básico. É assim que se começa um plano de refeições.
Daí, é fácil partir para um menu: basta ir alocando as receitas em determinados dias da semana. Esse é o objectivo.
Para já, continua o plano na versão mais errática:
2ª feira
O almoço geralmente é saído do congelador, pois raramente cozinho ao domingo à noite. É nestas alturas que é uma fantástico saber que há uma refeição já preparada.
O jantar é preparado com mais uma porção para o almoço do dia seguinte. Se for uma refeição amiga do congelador, cozinho em maiores quantidades.
Na segunda, estou a gastar do que tenho – do congelador ou armários, o resultado das promoções anteriores – especialmente frescos que tenha comprado no final da semana anterior.
3ª feira/4ª feira
Um dia para a gastar do que tenho e outro para sopa sandes (as minhas sopas podem ser sopas de legumes mas também estufados com crise de identidade em que coloco pedacinhos de peru).
Em qualquer um deles, preparo o almoço do dia seguinte.
5ª feira
Neste dia já há promoções por onde optar e o peixe fresco da semana. Os dias mais fortes de peixe fresco na lota de pescadores locais é a 5ª e o sábado e como tal é com base nesses dia que me guio. Assim, se tiver oportunidade de comprar um bom peixe fresco neste dia, faço-o.
Inclusive, se houver uma boa promoção de peixe ou de carne, poderei cozinhar a mais para congelar. Ou seja, em vez de congelar o fresco como chegou do mercado, congelo-o já na forma cozinhada.
Todavia, se for um dia em que tenho de levar a minha mãe às compras, recorro ás minhas receitas fast food (como por exemplo massa e bróculos cozidos com queijo mozarella).
6ª feira
Neste dia a refeição é preferencialmente algo de leve porque no final da semana dificilmente estou disponível para a preparação de refeições para o congelador. Com efeito, é frequentemente a noite em que faço compras.
Sábado
Como a manhã é ocupada e raramente consigo ficar livre antes das 12h30, o mais habitual é comer uma omeleta e um sumo de laranja natural. Se tiver tempo e tiver um bom peixe, aproveito para o grelhar porque estarei em casa e como tal posso abrir as janelas por causa dos cheiros.
Durante a tarde ou noite é quando aproveito para fazer uma receita mais reforçada para congelar. Tal dependerá muito das promoções da semana anterior ou do final dessa semana.
Domingo
Dia de descanso ou de trabalho extra por estar a cozinhar para a família. Aqui ditam outras regras, sou “conhecida” por algumas especialidades mais morosas e são essas as confeccionadas. Regra geral, o bacalhau é rei e senhor da mesa.
Não é o melhor método, mas é um método.
https://descontos.blogs.sapo.pt/566907.html