1. Gelado de banana – 1 ingrediente
Finalmente chegou a época da banana da Madeira. Já se pode encontrar a menos de €1.00 e por isso é altura de começar a fazer gelados.
Congelo em pedaços (para facilitar), trituro no acessório picador e está pronto a servir. 1 ingrediente.
1. Gelado de sumo – 1 ingrediente
Este é gelo puro. Já congelei sumos de criança, sumos de frutas natural (gosto de melancia) e em dia de calor, marcha tudo.
Quando é gelado de fruta, posso comer vários por dia sem me preocupar com açúcares.
3. Gelado de leite + qualquer coisa
Um bocadito de leite com banana da Madeira e vai ao congelador. Pronto. Cria cristais de gelo, mesmo depois de andar a mexer com um garfo de meia em meia hora (ou quando me lembrava, vá lá).
Ainda assim passa no teste “ai que coisinha deliciosa”.
Outra sugestão deliciosa é leite achocolatado.
4. Gelado de iogurte
Sabem qual é o gelado mais fácil de fazer? Espetam uma colher na tampa do vosso iogurte preferido e congelam.
A resposta que recebi da Danone, à pergunta se era seguro congelar Danoninhos:
Cara consumidora xpto,
Os nossos iogurtes são considerados alimentos vivos, ou seja, contêm microrganismos vivos: Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus , os fermentos do iogurte que exercem efeitos benéficos no nosso organismo.
Para que este microrganismos se mantenham vivos e e em boas condições é essencial que sejam conservados a uma temperatura entre 0ºC a 6ºC. Neste intervalo de temperatura a actividade das bactérias lácticas reduz-se consideravelmente, já que se diminui o seu ritmo de vida e o seu número permanece estável, (dentro de estas temperaturas as bactérias lácticas estão “adormecidas” e a sua actividade é mínima).
As finalidades básicas da manutenção das temperaturas são:
– Manter a flora existente no iogurte e outros produtos lácteos frescos, para que não hajam modificações na acidez.
– Conservar a estrutura, consistência e textura dos produtos acabados.
– Impedir ou diminuir, através do frio, toda a evolução que possa alterar o sabor e a qualidade dos produtos.
Como são alimentos vivos, é essencial que sejam conservados a temperaturas entre 0ºC e 6ºC. Assim, dentro de estas temperaturas conseguimos conservar a estrutura, consistência e textura dos produtos, evitar alterações na acidez e impedir ou diminuir todas as evoluções que possam alterar o sabor e a qualidade dos produtos.
Ao ser congelados, as características nutricionais mantêm-se, mas as bactérias benéficas podem morrer, perdendo-se os benefícios de um alimento vivo (ex. equilíbrio da flora intestinal).
Por outro lado, a estrutura e consistência do iogurte descongelado também se altera. Por este motivo os produtos Danone não deverão ser congelados e descongelados.
No caso de utilização culinária como indica, as expectativas serão diferentes e nesse caso, como referido acima, os microrganismos não se manterão vivos, mas as características nutricionais mantêm-se.
No caso dos danoninhos gelado, estes produto podem ser congelados antes de serem consumidos enquanto gelado, pois estão desenhados para o efeito.
Esperamos deste modo ter respondido às suas questões. Alguma dúvida ou questão adicional, não hesite em contactar-nos para este endereço de e-mail ou através do número 808 297 919 (de segunda-feira a sexta-feira entre as 9h00 às 18h00).
Com os melhores cumprimentos,
Serviço Atendimento Consumidor
Danone Portugal, S.A.
Tel. 808 297 919
danone.informa@danone.com
Mas eu prefiro fazer os meus com iogurte natural (caseiro ou comprado).
- Iogurte natural com cacau em pó. Adoçam a gosto, se preferirem.
- Iogurte natural com frutos
Aproveitei uma promoção de aproximação de fim de validade, numa embagem de 750 gr de iogurte natural biológico. Rendeu 12 gelados + 1 copo grande de iogurte (tive de beber porque me acabaram as formas
)Desta vez utilizei mirtilos e adoçante (porque eram para a minha mãe).
Recordo as minhas sugestões, caso planeiem comprar formas para gelados.
https://descontos.blogs.sapo.pt/2885048.html